Última dinastia da China imperial, o Império do Grande Qing governou o país de 1644 a 1912. Durante esse período, tornou-se o maior e mais populoso império do mundo e ajudou a formar a identidade cultural da China.
A dinastia mais longa da China foi a dinastia Zhou, governando por um período total de 789 anos, embora seja dividida em Zhou Ocidental e Zhou Oriental na historiografia chinesa, e seu poder foi drasticamente reduzido durante a última parte de seu governo.
Em 26 de maio de 1644, Pequim caiu sob o exército rebelde liderado por Li Zicheng; durante o tumulto, o último imperador Ming enforcou-se em uma árvore do jardim imperial.
Indiscutivelmente, Qin Shi Huang foi um grande imperador chinês, sendo o responsável por alguns dos maiores feitos que levaram a China a se tornar uma grandiosa potência no passado .
HISTÓRIA DA CHINA | Dinastia Zhou a Terceira e mais Longa Dinastia Chinesa
Quem foi o maior guerreiro chinês?
Guan Yu, mais conhecido como Kwan Kung, foi um dos maiores guerreiros da China Antiga, ele era muito forte e temido por seus inimigos, um dos guerreiros mais leais e irmão jurado de Liu Bei e de Zhang Fei, teve também um filho adotivo, Kwan Ping e um de sangue, Kwan Xing.
Última dinastia da China imperial, o Império do Grande Qing governou o país de 1644 a 1912. Durante esse período, tornou-se o maior e mais populoso império do mundo e ajudou a formar a identidade cultural da China.
Logo, Sun Yat-sen liderou o Kuomintang nas revoluções que ocasionaram a queda da monarquia na China, em 1911. Tal acontecimento é conhecido como a Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Os chineses Han do norte descendem predominantemente de populações autóctones do nordeste e centro-norte da China, recebendo pouca influência genética do Sul da China.
Após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, os portugueses continuaram as suas explorações para oriente. Assim, em 1513, Jorge Álvares chegou à Ilha de Ling-Ting, onde ergueu um padrão, e onde foi enterrado em 1521. Em 1515, Rafael Perestrelo chegou ao Rio da Pérola.
Em janeiro de 1949, Pequim foi tomada pelos comunistas, sem uma luta. Entre abril e novembro, as grandes cidades passaram do controle nacionalista para o controle comunista, com resistência mínima.
No começo daquele século, o país encontrava-se governado por uma monarquia e era uma nação enfraquecida por conta da interferência estrangeira. O território chinês era ocupado por diferentes nações, como Inglaterra e França, o que motivou o surgimento de movimentos nacionalistas.
Qin Shi Huang Di (Novembro/Dezembro 260 a.C. - 10 de Setembro, 210 a.C.), foi rei do Estado chinês de Qin de 247 a.C. a 221 a.C., e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. a 210 a.C., reinando sob a alcunha de Primeiro Imperador.
Estima-se que as baixas chinesas superaram a marca de dois milhões. Das 305 mil tropas enviadas para lutar na Coreia, apenas duas mil e setecentas retornaram. O alto custo dessas derrotas militares, tanto em dinheiro quanto em vidas humanas, contribuiu para o fim da dinastia Sui.
Na antiguidade, utilizou-se também o termo Catay, que tem a sua origem do povo altaico kitan, que fundou a Dinastia Liao no século X. Este é o nome no qual se chamava a China segundo relatos medievais europeus, como no livro Viagens de Marco Polo.
Taoismo na China. O Taoismo teve início no século II. É uma das religiões indígenas, e sua ideologia deriva de antigas tradições, incluindo Huang-Lao, uma tradição cultural batizada depois de Hunag Di, O Imperador Amarelo, e Lao Tzu, e seguida por seus fiéis durante a dinastia Han do oeste (206 a.C. - 24 d.C.).
No século XIII, a China foi conquistada pelos mongóis, liderados por Kublai Khan. No século XIX, a China sofreu com as interferências imperialistas que tiveram nas Guerras do Ópio o seu grande símbolo. A Revolução Chinesa de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung, levou o Partido Comunista da China ao poder.