Conhecida principalmente por sua participação na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita se uniu ao líder revolucionário Giuseppe Garibaldi e lutou em batalhas junto à causa rebelde. Além de contribuições nacionais, a revolucionária participou do processo de Unificação Italiana, com seu marido Giuseppe.
Anita Garibaldi se tornou uma figura de destaque por envolver-se em um conflito tão importante na história brasileira como foi a Guerra dos Farrapos. Ela teve participação ativa nas batalhas, auxiliando o seu marido e lutando com disposição; além disso, fez o mesmo na Europa.
Porque a Anita Garibaldi ficou conhecida como heroína de dois mundos?
Anita ficou conhecida como “Heroína dos Dois Mundos” porque, além de ser uma das líderes da Revolução Farroupilha e da Batalha de Curitibanos, no Brasil, participou também da Batalha de Gianicolo, na Itália.
Experiência mostra: o habitar é apenas o começo em uma ocupação. Elas podem mobilizar o bairro, tornar-se pólos de cultura e educacionais e até reformar prédios degradados.
Na Itália, num dia frio e com perseguidores por toda a parte, morria Anita Garibaldi, em 4 de agosto de 1849. Ela foi uma heroína e revolucionária, juntamente com o seu companheiro italiano Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a durante a Revolução Juliana.
Essa mulher desejada será Anita, a quem, no primeiro contato, Garibaldi dirige a seguinte frase: “Virgem, tu hás de pertencer-me um dia!” (VARZEA, 2003, p. 183).
Legenda da foto, Annita Garibaldi Jellet, jurista, historiadora e bisneta de Giuseppe e Anita Garibaldi. Durante os quatro anos em que lutou na Revolução Farroupilha, Garibaldi foi capturado e torturado, sofreu um naufrágio e conheceu aquela que seria o amor de sua vida, Anna Maria Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi.
Enquanto Anita pregava pela república, seu marido defendia a monarquia, em suas cartas, hoje arquivadas no Museu do Rissorgimernto Italiano, em Roma, é possível perceber a influência dos ideais e sua vocação republicana. Em novembro de 1835, escreveu a seu Tio Antônio: “…
O que Anita Garibaldi fez na Revolução Farroupilha?
Quando surgiu a Revolução Farroupilha, deixou o seu marido e ligou-se a Giuseppe Garibaldi que a unira ao movimento. Deu o seu primeiro tiro de canhão, na Batalha de Laguna. Devido à oposição dos pais, Garibaldi raptou-a, indo regularizar o casamento em 26 de março de 1842, no Uruguai.
Com túnicas brancas, bombachas azul-marinho e botas pretas, as mulheres também têm a indumentária típica, de acordo com a historiadora e líder do grupo. “Anita não se vestia de prenda. Até porque o vestido é muito perigoso na cavalgada, pode enroscar”.
A Guerra dos Farrapos foi um movimento de elite, e suas causas imediatas foram a insatisfação dos estancieiros com os altos impostos sobre o charque local e a escolha arbitrária de nomes não aprovados pelos estancieiros para o cargo de presidente da província (correspondente ao atual cargo de governador).
Manuela ainda tinha esperanças de que Garibaldi voltasse pois Anita era casada. Mas logo veio a notícia de que Anita estava grávida, e esse era a única circunstância que faria com que Manuela desistisse de Garibaldi.
No dia 08 de março de 1848, numa quarta-feira, chegava a Nice, cidade natal de Giuseppe Garibaldi, a brasileira Anita acompanhada de seus três filhos: Menotti, Ricciotti e Teresita.
Anita Garibaldi foi uma revolucionária brasileira que nasceu em Laguna, Santa Catarina. Nasceu em uma família pobre e casou-se duas vezes em sua vida. Seu último marido foi o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, com quem passou o resto de sua vida.
Em 1931, o governo italiano conseguiu que os restos mortais de Anita fossem sepultados no Gianicolo, em Roma, juntamente a um monumento construído em sua homenagem, onde é representada montada em um cavalo, que foi inaugurado em 1932.
Roma, 26 jul (EFE). - O Ministério da Cultura da Itália iniciará em setembro o processo de exumação dos restos do grande herói da unificação do país, Giuseppe Garibaldi, que foi sepultado na ilha de Caprera, ao norte da de Sardenha.
Lutou ombro a ombro com o marido, Giuseppe Garibaldi, que tanto exaltou sua coragem durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Na fuga com o marido para a Itália, combateu na primeira guerra da independência do país contra a Áustria (1848-1849). Daí ser chamada de heroína de dois mundos.
Qual movimento Anita Garibaldi é mais conhecida por apoiar?
Conhecida principalmente por sua participação na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita se uniu ao líder revolucionário Giuseppe Garibaldi e lutou em batalhas junto à causa rebelde.