Formada a partir da união estratégica entre Hamburgo e Lübeck, o que viria a ser conhecida como Hansa Teutônica, a Liga Hanseática foi uma união que em seu apogeu teve cerca de 90 cidades associadas praticando uma espécie de livre comércio e aliança militar.
A Liga Hanseática (em Alto alemão, die Hanse, que significa "banda" ou "tropa") foi uma aliança de cidades mercantis do Mar do Norte e do Mar Báltico — alemãs ou de influência alemã — que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo norte da Europa e Báltico, em fins da Idade Média e começo da Idade ...
Qual foi a importância da Liga Hanseática no período medieval?
A Liga Hanseática dominou o mercado no norte europeu. Era formada por um grupo de cidades germânicas que se aliaram e conseguiram exercer o controle sobre o mercado em regiões que iam do leste europeu até a Islândia.
Resposta: A Liga Hanseática ou Hansa germânica foi um dos fenômenos comerciais mais importantes da história da Europa. Era uma aliança de cidades livres que comerciaban entre sim principalmente no mar Báltico mas também no mar do Norte.
O que foi a Liga Hanseática e qual foi o papel dessa instituição na retomada do comércio durante a baixa Idade Média?
a) A Liga Hanseática congregava poderosos comerciantes de aproximadamente de 80 cidades do norte da Europa, lideradas por Lubeck, durante a Baixa Idade Média, sendo responsável pela dinamização do comércio e das cidades.
Quando referimo nos à Liga Hanseática, estamos referindo-nos a?
A Liga Hanseática era uma aliança comercial que existia entre as cidades do norte da Europa. Essa liga estabeleceu-se no século XII e continha dezenas de cidades.
Corporações de ofício (do latim "corpora" ou "collegia") também chamadas guildas, grémios ou mesteirais, são associações de pessoas qualificadas em um ofício (semelhante aos sindicatos) que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo na Idade Média (século V – XV) oriundas das antigas Guildas, ...
A Liga Espartaquista (Spartakusbund, em alemão), também chamada Liga Spartacus, foi uma organização socialista, marxista, revolucionária, anti-imperialista e antimilitarista atuante na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Alldeutscher Verband (em português: "União de Todos os Alemães"; "Liga Pangermânica") foi uma organização alemã de extrema-direita criada em 1891 que promovia o pangermanismo e o imperialismo. Seu primeiro presidente foi Ernst Hasse, sucedido por Heinrich Class em 1908.
O que foi a Liga de Delos e de que forma ela contribuiu para a hegemonia ateniense?
A Liga de Delos foi uma aliança militar liderada por Atenas, na qual as cidades componentes deveriam enviar dinheiro, armamentos e soldados para um tesouro comum. Os atenienses utilizaram esse dinheiro para construir grandes obras públicas e investir na cultura.
A palavra “guilda” surge durante a Idade Média para identificar associações que agregavam pessoas que possuíam interesses comuns (comerciantes, artistas, artesãos, etc.) com o propósito de oferecer assistência e segurança aos seus membros e serve muito bem também para a estrutura que utilizamos por aqui.
O que foi a Liga das Nações? Conhecida também como Sociedade das Nações, a Liga das Nações foi a primeira organização intergovernamental a reunir uma série de países e territórios visando à cooperação internacional para promover a paz e a segurança nos países-membros.
O que foi a Liga de Delos e por que Esparta não participou dessa aliança?
A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo. Inicialmente teve sede em Delos e Esparta fazia parte também da organização.
As "hansas" eram associações comerciais da Baixa Idade Média formadas por cidades que se uniam para promover e proteger seus interesses econômicos. Elas eram responsáveis por controlar o comércio de determinadas regiões, estabelecer tarifas e proteger os mercadores associados.
Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.
Como eram tratadas as pessoas que não faziam parte das guildas e das hansas?
Restrições sociais: Aqueles que não pertenciam a guildas ou hansas poderiam enfrentar estigmatização social e ser vistos como menos confiáveis ou respeitáveis do que aqueles que faziam parte dessas organizações. Isso poderia afetar suas interações sociais e oportunidades de networking.
Durante seu auge, no século XIV, a Liga Hanseática contou com mais de 90 cidades aliadas, indo desde a Vestfália até as cidade bálticas, passando pelo Rus de Kiev e Novgorod, além de estabelecer relações comerciais com os reinos escandinavos, com a Inglaterra, os Países Baixos, a França e o Sacro-Império Romano ...
Qual foi o papel da Liga Hanseática na retomada do comércio durante a baixa Idade Média?
A Liga Hanseática basicamente foi uma liga comercial que uniu várias cidades do norte da Europa, criando entre elas fortes laços comerciais. O eixo comercial que a formava ligava Londres a Novgorod e passava por cidades como Bruges e Lübeck. Por meio dela, um grande volume de mercadorias circulava pela Europa.
O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Durante o século XV, o humanismo dividiu o latim em três categorias: latim clássico, latim bárbaro e latim dos humanistas. Mas entre o latim clássico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padrões da Antiguidade Clássica, chamado latinitas media.
Como eram pessoas ricas que trabalhavam com dinheiro não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico?
Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem‐vistas pelos integrantes do clero católico.” Essa classe ficou conhecida como: a) dalits.
Qual foi o evento que selou o final da Idade Média?
Idade Média (476 a 1453) ficou marcada pelo feudalismo, pela influência da Igreja, e pelas Cruzadas e Inquisição. Encerrou-se com a crise do século XIV e a expansão marítima.