Eis aqui o candente relato da greve dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina que iniciou no dia 18 de maio de 2011 e resistiu 62 dias. Foi a maior e a mais contundente já promovida e a que maior apoio da opinião pública conquistou.
Iniciada em 17 de maio, a greve dos professores das instituições federais de ensino superior chega ao 120º dia nesta quinta-feira, colocando a paralisação deste ano no patamar de mais longa da história.
A maior greve estudantil do Brasil foi marcada pela mobilização pela Reforma Universitária durante o governo de João Goulart. Apesar do apoio inicial de Goulart, a recusa das reitorias levou à greve nacional envolvendo cerca de 100 mil estudantes.
A greve dos 300 mil foi um dos acontecimentos mais marcantes na história do movimento de trabalhadores no Brasil. Essa grande paralisação de trabalhadores aconteceu na cidade de São Paulo em março de 1953, portanto durante o segundo governo de Getúlio Vargas.
Quanto tempo durou a greve de professores de 2012?
A greve nacional durou 125 dias e contou com a adesão de 60 Institutos Federais de Ensino. Na época, assim como vem acontecendo atualmente, o centro do debate era que o governo federal demonstrava pouco comprometimento com as condições de trabalho e com a resolução das distorções salariais.
Quanto tempo durou a greve dos professores de 2015?
Os técnicos-administrativos encerraram sua greve no dia 7 de outubro. No dia 11 de outubro, após 139 dias de mobilização, o ANDES anunciou o fim da greve tendo em vista a impossibilidade de negociação com o Governo Dilma.
Em 2012, ocorreram greves em diversas instituições federais de ensino superior no Brasil, sendo considerada até então, a maior paralisação já realizada no país, com adesão de mais de 95% das instituições.
A principal motivação da greve dos professores foi o governo não cumprir o combinado firmado em 2011, durante uma paralisação que durou catorze dias. Na ocasião, foi estabelecido o reajuste de 4% dos salários e a elaboração de um projeto para a reestruturação da carreira a ser instaurado até o dia 31 de março de 2012.
A greve dos professores da Universidade Federal de Pernambuco teve início no dia 22 de abril de 2024 e foi encerrada, oficialmente, no último dia 03 de julho. Foram 73…
Em 2007, a paralisação durou 101 dias. A greve é também a mais longa já registrada no Brasil, ultrapassando a campeã até então, que ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que durou 170 dias, terminando no início de 2002.
A greve geral no Brasil em 2019 aconteceu no dia 14 de junho, dois anos após a greve geral de 28 de abril de 2017. O movimento foi um protesto contra a reforma da previdência do governo Jair Bolsonaro e contra cortes na educação. Brasil — 26 estados e Distrito Federal.
No Brasil, o primeiro grande movimento grevista ocorreu em julho de 1917, em São Paulo, quando uma greve geral paralisou completamente a capital. O movimento de iniciativa do operariado foi conduzido por líderes trabalhistas que eram adeptos das ideologias anarquistas e socialistas.
Abstract. A primeira greve da história ocorreu no ano 29 do reinado de Ramsés III (1194 – 1163 a.C.), o último dos grandes faraós do Egipto, no dia 10 do segundo mês de péret e foi levada a cabo pelos trabalhadores de Deir el-Medina.
A greve dos professores da rede pública estadual de São Paulo, decretada no dia 13 de março, já dura 92 dias e é a maior da história do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), que representa mais de 180 mil profissionais e é considerado o maior da categoria na América Latina.
Confira quais foram os principais destaques do movimento durante os 120 dias de paralisação: 17 maio: Início da greve dos professores das universidades federais em todo o país. No Paraná, docentes da UFPR e da UTFPR aderem ao movimento.
“As duas maiores greves, de 2012 e 2015, não foram efetivas, então os alunos e os docentes precisam buscar uma alternativa, que seja unificada, e não unilateral”, explicou. Cerca de 40 alunos percorreram o campus da Ufal em Maceió, com cartazes e faixas.
A decisão foi tomada na noite de ontem, 23. As universidades federais decidiram pelo fim da greve, que teve início em abril e durou 69 dias. No entanto, essa interrupção não significa o retorno imediato às aulas.
ouvir: Os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram nesta quinta-feira (20) pôr fim à greve de mais de dois meses da categoria, iniciada em 15 de abril.