A maior greve estudantil do Brasil foi marcada pela mobilização pela Reforma Universitária durante o governo de João Goulart. Apesar do apoio inicial de Goulart, a recusa das reitorias levou à greve nacional envolvendo cerca de 100 mil estudantes.
Em 2012, ocorreram greves em diversas instituições federais de ensino superior no Brasil, sendo considerada até então, a maior paralisação já realizada no país, com adesão de mais de 95% das instituições.
A greve dos 300 mil aconteceu em São Paulo, entre março e abril de 1953, e resultou em um aumento salarial de 32%. Ouça o texto abaixo! A greve dos 300 mil foi um grande greve de trabalhadores que aconteceu em São Paulo entre os dias 25 de março e 23 de abril de 1953.
Eis aqui o candente relato da greve dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina que iniciou no dia 18 de maio de 2011 e resistiu 62 dias. Foi a maior e a mais contundente já promovida e a que maior apoio da opinião pública conquistou.
“As duas maiores greves, de 2012 e 2015, não foram efetivas, então os alunos e os docentes precisam buscar uma alternativa, que seja unificada, e não unilateral”, explicou. Cerca de 40 alunos percorreram o campus da Ufal em Maceió, com cartazes e faixas.
Qual foi a greve mais longa das universidades federais?
A greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada no dia 17 de maio, tornou-se nesta quinta, 6 de setembro, a maior paralisação docente já realizada no País, ultrapassando a ocorrida em 2005.
Quanto tempo durou a greve dos professores em 2015?
A greve dos professores da rede pública estadual de São Paulo, decretada no dia 13 de março, já dura 92 dias e é a maior da história do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), que representa mais de 180 mil profissionais e é considerado o maior da categoria na América Latina.
12 de maio de 1926: chega ao fim a greve geral no Reino Unido, maior paralisação do tipo já registrada em solo britânico. Durante nove dias de 1926, cerca de 1,7 milhão de trabalhadores cruzaram os braços no Reino Unido, naquela que é, até hoje, a maior greve já registrada naquela região.
A greve dos professores da Universidade Federal de Pernambuco teve início no dia 22 de abril de 2024 e foi encerrada, oficialmente, no último dia 03 de julho. Foram 73…
Em 2007, a paralisação durou 101 dias. A greve é também a mais longa já registrada no Brasil, ultrapassando a campeã até então, que ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que durou 170 dias, terminando no início de 2002.
A greve dos docentes da UFRJ, que completaria dois meses na segunda-feira (24), chegou ao fim na tarde desta sexta-feira, (21), após assembleia da classe. Foram duas abstenções, 255 votos contra a manutenção da greve e 218 a favor do fim da greve.
O Conune, que acontece a cada dois anos, é a maior instância do movimento estudantil brasileiro. Durante o congresso, elege-se a nova diretoria da UNE e são tomadas decisões sobre os rumos da entidade. Também é possível participar da UNE e do movimento estudantil de outras formas.
A paralisação teve início em 03 de abril e durou 86 dias, mobilizando todas as unidades da IFPB. A reunião teve início com a avaliação do movimento paredista por parte dos presentes, que consideraram a greve positiva e eficiente no que se refere às conquistas alcançadas.
A greve nacional durou 125 dias e contou com a adesão de 60 Institutos Federais de Ensino. Na época, assim como vem acontecendo atualmente, o centro do debate era que o governo federal demonstrava pouco comprometimento com as condições de trabalho e com a resolução das distorções salariais.
A paralisação nacional durou 86 dias e afetou as atividades da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande e do Instituto Federal da Paraíba.
Quanto tempo durou a última greve do Colégio Pedro II?
A greve de servidores técnico-administrativos e dos professores começou no dia 3 de abril e estava prestes a completar 3 meses. Os estudantes do colégio concluíram o ano letivo de 2023 em março deste ano e ainda não iniciaram o de 2024.
A decisão foi tomada na noite de ontem, 23. As universidades federais decidiram pelo fim da greve, que teve início em abril e durou 69 dias. No entanto, essa interrupção não significa o retorno imediato às aulas.
Após assembléia na tarde desta ultima quinta-feira(03/07), chegou ao fim a greve dos profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).