JK hasteando a bandeira na inauguração de Brasília. A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX.
Teve uma carreira política meteórica, sendo prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil. Foi responsável por um projeto de industrialização acelerada do país e idealizou a construção de Brasília, inaugurando-a em 1960.
Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecido como JK, é um dos presidentes mais populares da história brasileira. A construção de Brasília, o Plano de Metas e o fomento da indústria automobilística no Brasil foram algumas das principais marcas de seu governo.
Qual foi uma das principais realizações de Juscelino Kubitschek durante seu mandato como presidente do Brasil?
A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada.
O que foi priorizado no governo de Juscelino Kubitschek?
Por meio do Plano de Metas, o governo apontava as áreas a serem priorizadas pelos investimentos do Estado: energia, transporte, alimentação, educação e indústria de base (indústrias que fornecem matérias-primas para outros setores industriais). Com essas medidas, JK conseguiu atrair o capital estrangeiro.
Qual foi a importância de JK para o desenvolvimento do Brasil?
Juscelino promoveu o crescimento do país com a abertura da economia para o capital estrangeiro. O ano de 1954 foi visivelmente marcado por turbulências políticas geradas, principalmente, pela inesperada saída de Getúlio Vargas do cenário político brasileiro.
Por que o governo de JK recebeu o nome de anos dourados?
O Governo JK é sempre lembrado como "os anos dourados" na história brasileira. Isto se deve à euforia desenvolvimentista, que consistia em incentivar o progresso econômico do país estimulando a industrialização.
Porque o governo JK foi um sucesso do ponto de vista político?
O lema de jk era 50 anos em 5, pois ele dizia que ia desenvolver o Brasil 50 anos apenas em 5. Por esse viés de investimento em industrias de base o governo de jk também foi muito populista pois investia maciçamente na geração de emprego e renda para as pessoas.
Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto da construção de Brasília como nova capital do Brasil.
Desta forma, desenvolveu o Plano de Metas, o qual baseava-se num programa de investimentos dividido em trinta metas, distribuídas entre cinco setores da economia: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
Juscelino foi o último presidente da República a assumir o cargo no Palácio do Catete. Foi empossado em 31 de janeiro de 1956, e governou por cinco anos, até 31 de janeiro de 1961. Seu vice-presidente, eleito também em 3 de outubro de 1955, foi João Goulart. Não havia reeleição naquela época.
O economista Eugênio Gudin (1886-1986), ministro da Fazenda de agosto de 1954 a abril de 1955, no governo de Café Filho (1899-1970), estimou o custo da construção de Brasília em US$ 1,5 bilhão em valor de 1960, quando foi inaugurada a cidade.
O Plano de Metas pretendeu atuar em cinco setores da economia nacional e estabeleceu várias metas para cada um deles, esses setores foram: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação.
Qual era o lema do presidente Juscelino Kubitschek?
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo".
Por que o governo de Juscelino Kubitschek é considerado um marco importante para o desenvolvimento da indústria petroleira no Brasil?
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) definiu políticas para o setor petrolífero que visavam fortalecer a Petrobrás, como forma de dinamizar o processo de desenvolvimento econômico, dentro de uma política nacional-desenvolvimentista que objetivava reduzir a pobreza e a miséria do país.
Tendo encerrado seu mandato, JK passou a faixa presidencial para seu sucessor, Jânio Quadros, e assumiu o cargo de senador por Goiás. Iniciou-se, então, mais um período de instabilidade política no Brasil. Após alguns meses de governo, Quadros renunciou ao cargo e João Goulart, seu vice, assumiu.
Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.
Ao inaugurar a sonhada nova capital do Brasil, em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek, então com 58 anos incompletos e um infarto registrado no ano anterior, exibia o sorriso que caracterizaria para sempre a sua figura pública: de satisfação pelo cumprimento da "meta-síntese" do plano de governo ...
O Plano Piloto da cidade de Brasília, no Distrito Federal, foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da cidade é popularmente comparado ao de um avião.
Foram pontos negativos do governo de Juscelino Kubitschek o aumento assustador da dívida externa brasileira e acusações de corrupção que até hoje não foram plenamente esclarecidas, além do uso da repressão policial contra os trabalhadores na construção de Brasília.
A taxa de crescimento econômico do país manteve-se, durante a presidência de Juscelino (entre 1956 e 1961), em torno de 7,8% ao ano. Segundo o senador, em 1961, quando muitas das iniciativas do presidente atingiam seu ponto de maturação, a economia alcançou uma expansão de 8,3%.