Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó.
O Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, foi enviado a Maria, que morava em Nazaré, com um recado do Céu. A saudação foi aquela que repetimos até hoje: “Ave, Maria, cheia de Graça!”... e Isabel continuou: “O senhor é convosco, bendita sois vós, entre as mulheres!
Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o sim a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades. Maria do Sim me ensina a dizer e viver o meu sim a Deus.
E aqui está o primeiro elemento que surpreende: a saudação entre os judeus era "Shalom", "paz", enquanto a saudação no mundo grego era "Kaire", "alegra-te". É supreendente que o Anjo, ao entrar na casa de Maria, cumprimente com a saudação dos gregos: "Kaire", "alegra-te, rejubila".
Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus” (Lc 1,30). Diante da proposta, Maria dá sua resposta: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
Qual a resposta de Maria no final do anúncio do anjo?
A resposta mesma está no evangelho: “o Espírito Santo descerá sobre ti”. Como desceu sobre o caos, na criação, o Espírito Santo descerá sobre Maria e o resultado será uma nova criação. E, Maria, como instrumento de Deus, aceita ser a mãe do Salvador: “Eis aqui a serva do Senhor.
Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria. Ele disse a Maria que Deus iria abençoá-la. Gabriel contou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. Seu nome seria Jesus e Ele seria o Rei de todas as pessoas justas.
Maria foi a escolhida entre as mulheres para trazer o Messias ao mundo. O sonho das meninas da época era ser a mãe daquele que havia sido prometido pelos Profetas. Maria, então, recebeu a visita do Anjo Gabriel que lhe anunciou a grande missão. Ela encontrou graça diante de Deus e o Senhor estava com ela (Lc 1,28).
O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal. Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
Uma coisa podemos afirmar de antemão, não existe um texto na Bíblia que fala diretamente da Assunção de Maria. Os relatos sobre a Dormição, Trânsito e Assunção de Maria estão nos evangelhos apócrifos assuncionistas. Trata-se de cinco livros que foram escritos entre os séculos III e XIII.
No sexto mês, Deus enviou o anjo chamado Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando‑se dela, disse: ― Saudações, agraciada!
Maria, contra todas as expectativas, depois de receber do anjo Gabriel o anúncio: “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 31), ela parte para a casa de Isabel. Lembre-se que Isabel estava grávida de seis meses (cf. Lc 1, 36).
A tradição judaica encontra essa virtude não somente em seres humanos, mas em seres místicos/mitológicos que realizariam a função de anjo para Deus (para esclarecimentos sobre a categoria de anjo, veja posts [130]-[131]).
E aí vem a grande notícia que o anjo diz a Nossa Senhora: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás no ventre e darás à luz um filho e irás chamá-lo de Jesus, e ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo.
Quantos anos Maria tinha quando o anjo falou com ela?
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).
Lucas 1:28-38 Almeida Revista e Corrigida (ARC) E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta.
O anjo Gabriel dirige-se a Maria: Khaire, kekharitomene! – Diz o texto grego. O termo khaire, é um cumprimento que significa literalmente: “alegra-te”.
Ave é saudação. Quer dizer salve. Foi a forma como o Anjo Gabriel saudou Maria ao anunciar que ela estava grávida do Espírito Santo e iria dar à luz um menino que se chamaria Jesus. Ave, Caesar é como, na Antiga Roma, se saudava o imperador.
149-163. Resumo: O autor parte da hipótese de que o nome com que Maria é saudada pelo anjo, “Cheia de graça”, em Lc 1,28, corresponde a um dos nomes que o povo de Deus finalmente recebe, na renovação da Aliança, segundo o profeta Oséias: “Amada”, ou seja, “Favorecida”, “Agraciada” (Os 2,1).