Os pelos da barba caindo é um problema mais comum do que se pode imaginar e tem causas variadas, que vão desde estresse e alimentação desequilibrada até a presença de doenças autoimunes, como alopecia areata.
O primeiro passo é ir a um dermatologista, pois somente o médico poderá diagnosticar se a queda de pelos na sua barba é alopecia areata, ou tem outras razões. Muitas vezes, o diagnóstico é clínico, mas pode haver a necessidade de retirar alguns pelos da região em volta da placa ou fazer uma biópsia de pele.
Desta forma, assim como nos cabelos, a queda natural dos fios da barba é muito comum e esperada. Ocorre que, em determinadas situações, estas etapas são interrompidas, causando a queda precoce e acelerada dos pelos, sem que tenha havido tempo para o desenvolvimento dos novos fios.
Na maioria dos casos, o médico pode prescrever minoxidil para o crescimento da barba. Este medicamento é esfregado nas manchas da área da barba sem pelos. Não só ajuda a crescer o cabelo, mas também protege os folículos capilares de perderem mais cabelo.
Uma boa opção para quem tem falhas na barba é o uso de um produto específico para o crescimento de barba. Basicamente o que esses produtos fazem é potencializar o crescimento dos fios, mesmo em áreas onde antes a barba não crescia.
3 PRINCIPAIS CAUSAS DE FALHAS NA BARBA E O QUE FAZER PARA A BARBA CRESCER
Como evitar que a barba caia?
Pente adequado
Além disso, é muito importante pentear a barba com um pente específico, ou seja, que tenha o tamanho, largura e ângulos adequados para cuidar da sua barba. Para isso, o pente Barbarang é o seu melhor amigo na hora de cuidar dos fios da barba.
Minoxidil tópico: loção líquida que deve ser aplicada 2x por dia na região com perda de cabelo, mas não é eficaz nos casos de perda total dos pelos; Antralina: vendida na forma de creme ou pomada, deve ser aplicada na região afetada, podendo causar alterações na cor da pele.
A biotina é uma vitamina do complexo B indispensável para o funcionamento correto dos folículos que produzem os pelos da barba e, embora possa ser ingerida em alimentos como a carne, o leite ou os ovos, é recomendado tomar um suplemento de, pelo menos, 2,5 mg por dia, de forma a estimular o crescimento da barba.
Consiste em simplesmente puxar, com delicadeza, um tufo de cerca de 60 fios de cabelos situados às margens da área pelada. O teste é considerado positivo quando pelo menos 6 fios são arrancados pela raiz.
A biotina é uma vitamina do complexo B indispensável para a saúde dos folículos que produzem os pelos da barba e, embora possa ser encontrada em alimentos como carne, leite e ovos, é recomendado tomar suplementos com, pelo menos, 2,5 mg por dia, para estimular o crescimento da barba.
Baixos níveis de testosterona e diidrotestosterona (hormônios masculinos que afetam o crescimento e a espessura da barba) podem causar falhas nos pelos. A genética é outro fator. Só porque seu pai ou tios têm barbas grossas e cheias não significa que você também herdará essa qualidade.
Uma opção para crescer barba e que também vai ajudar quem tem barba falhada é o kit da Black Barts. Ele é composto por dois itens, sendo um gel esfoliante para preparar a pele e um tônico de crescimento.
Problemas de saúde são uma causa possível para o não crescimento da barba. Questões como hipotireoidismo, infecções por fungo e outras condições médicas podem afetar o desenvolvimento dos pelos faciais, entre outras questões do corpo.
A existência de barbas mais fracas ou com densidade reduzida pode dever-se a inúmeros fatores, como a aplicação de shampoos de fraca qualidade na barba ou o reduzido cuidado com a barba, como escovar ou aparar. Ainda assim a genética parece assumir a maior influência.
A substância mais utilizada para esse fim é o minoxidil. Ele está presente em loções, xampus e comprimidos de uso oral que prometem aumentar o crescimento da barba e corrigir falhas na mesma. Também é vendido como promessa de cura para a calvície, ao barrar a queda dos fios.
A uva-passa é uma das principais fontes de boro, um mineral que ajuda, e muito, no crescimento da barba, aumentando sua testosterona e seu DHT. Assim como nossos cabelos, a barba precisa ser cuidada e tratada sempre se a sua intenção é deixá-la crescer. Por isso, os produtos de limpeza e higiene são indispensáveis.
É normal a queda dos fios da barba? De modo geral, é normal. Embora a quantidade possa parecer muito alta (talvez seja, mas vou deixar você tirar suas próprias conclusões daqui há pouco), um adulto saudável tem mais fios de barba crescendo semanalmente do que fios caindo o que acaba mais do que compensando.
Tratamento. Diversos tratamentos estão disponíveis para a alopecia areata. Medicamentos tópicos como minoxidil, corticoides e antralina podem ser associados a tratamentos mais agressivos como sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexate.
Indicamos que se use Minoxidil por no mínimo 6 meses diariamente e na barba até duas vezes por dia, porque é mais fácil, não importa a cosmética. Não importa se você vai estar com barba comprida ou feita. Você deve aplicar o medicamento ali na região duas vezes por dia, por no mínimo 6 meses.
Quais as possíveis causas de queda excessiva e falhas na barba? As causas são muitas, mas algumas das principais incluem deficiências nutricionais ou distúrbios hormonais (como os da tireoide).
O tratamento oral com metotrexato e prednisona pode ser uma eficiente terapia para alopecia areata severa. A dose de 20 mg/semana de metotrexato e 20 mg/dia de prednisona promoveu o recrescimento superior a 80% e em alguns casos foi associado a completo recrescimento após 3 meses (Anuset et al., 2016).
Na maioria das vezes, a doença restringe-se a pequenas áreas e apresenta regressão espontânea entre 6 a 12 meses. Inclusive, é importante ressaltar que 50% dos pacientes apresentam melhora espontânea do quadro de areata em até 6 meses após o surgimento das falhas.