Gênesis 3:4 A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
Então a serpente disse à mulher (sinceramente, o que a mulher ainda estava fazendo conversando com aquelazinha?!): Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Dele não comereis, nele não tocareis, sob pena de morte." 4 A serpente disse então à mulher: "Não, não morrereis!
Por que Deus colocou inimizade entre a serpente e a mulher?
Em Gênesis 3.15, como parte da maldição sobre a serpente, Deus introduz uma promessa de salvação para a humanidade. Através da inimizade entre a serpente e sua “semente” e a mulher e sua “semente”, Deus determina um fim para o cativeiro do pecado recém-inaugurado.
Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.
A serpente "falou" no Jardim do Éden (Gênesis 3)? NÃO! - Leandro Quadros - Criacionismo
Por que a serpente tentou Eva e não Adão?
Alguns concluem que Eva simplesmente não era tão esperta quanto Adão; que ela era estúpida. Por isso a serpente conseguiu enrolá-la com sua lógica ardilosa, enquanto Adão (assim dizem) a teria desmascarado, mandando o animal sumir de vez.
A serpente (Lúcifer) engana Eva — Eva e depois Adão comem do fruto proibido — A Semente da mulher (Cristo) ferirá a cabeça da serpente — Explica-se o papel da mulher e o do homem — Adão e Eva são expulsos do Jardim do Éden — Adão preside — Eva torna-se a mãe de todos os viventes.
A passagem de Gênesis 3.15 esclarece que o descendente da mulher, isto é, Jesus Cristo, “ferirá a cabeça” de Satanás. Apesar disso, Eva e Maria também são incluídas. Deus disse que o Libertador (Messias, Cristo) viria da semente da mulher.
Isto é uma referência à crucificação de Jesus. Foi necessário que Jesus fosse crucificado, mas isto, comparado com a sua ressurreição, é apenas um ferimento no calcanhar. Notar bem a diferença: cabeça e calcanhar. Um ferimento no calcanhar nunca tem as conseqüências que o tem ferimento na cabeça.
Como era a serpente antes do pecado segundo a Bíblia?
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
Como se chamava a árvore que não podia comer o fruto?
Também conhecida como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente Árvore da Ciência, foi plantada, segundo o relato bíblico, no Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
Adão e Eva experimentaram de morte, medo e miséria porque resolveram ouvir a voz da serpente. Eles estavam na Presença (Éden), mas mesmo assim tinham medo. A própria Vida falava com eles, mas estavam na morte. Tudo por que não deram ouvido a voz de Deus.
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
Onde está escrito que Jesus pisou a cabeça da serpente?
Foi Jesus quem pisou na cabeça da serpente, quando na cruz do Calvário, ferido em seu calcanhar pela traição de seu discípulo Judas Iscariotes em quem o diabo havia entrado, despojou os principados e potestades e triunfou sobre eles (Colossenses 2.15)!
O que a serpente faria com o descendente da mulher?
A maldição da serpente chega ao clímax no versículo 15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Eva não morreu no exato dia em que comeu da árvore (ver 2:17). Ela viveu o suficiente para dar à luz filhos.
Satanás, na forma de uma serpente, perguntou zombeteiramente a Eva: “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?” (Gênesis 3:1, NVT). Se você fosse Eva, não ficaria surpreso ao ver e ouvir um animal falando?
Satanás, não conhecendo o propósito do Senhor, mas procurando destruir o Seu plano, foi até Eva no Jardim do Éden. Ele tentou-a para que comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
24Segundo antiga tradição, atestada pelo menos desde fins do século I, a serpente foi o corpo usado por Satanás para entrar no Éden, aproximar-se de Eva e depois engravidá-la. Ou seja, o anjo caído, mais do que o réptil, é o parceiro da mulher na cena46.