Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1–11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.
Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).
Qual foi a primeira pessoa a ser curada por Jesus?
E foi justamente para esta mulher que Jesus fez sua primeira cura. Imagino Jesus chegando no leito daquela mulher ardendo em febre, daquela senhora idosa e tomando-a pela mão e a levantando. Ela sentiu imediatamente seu corpo esfriar, pois imediatamente a febre a deixou. Foi um milagre instantâneo.
Qual foi o primeiro milagre realizado por Jesus em Marcos?
“E a febre a deixou e ela os servia” (Mc 1,31), diz o evangelho a respeito da cura da sogra de Pedro. Sendo o primeiro milagre narrado por Marcos, esperar-se-ia algo bem mais sensacional.
A cidade de Qana al Jalil, que fica a 85 quilômetros de Beirute, ao sul de Tiro, é para os libaneses o local das "Bodas de Canaã", onde Jesus Cristo realizou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho durante um casamento.
Qual era a idade de Jesus quando ele realizou seu primeiro milagre?
O Evangelho de Lucas (Lucas 3:23) afirma que Jesus "tinha cerca de trinta anos" na época que começou seu ministério. Uma cronologia de Jesus tipicamente data este evento entre 27 e 29 e o final do ministério entre 30 e 36.
Deus nos transforma por meio da graça. Como podemos então experimentar a graça de Deus? Nós vamos a Deus e levamos nossas fraquezas, nossas incapacidades, nossos pecados, nossa falhas. Nós escolhemos crer no seu amor e no seu poder para nos transformar enquanto descansamos em sua graça.
Efetivamente, as bebidas alcoólicas são por várias vezes condenadas no decorrer dos textos bíblicos e, por isso, acredita-se que o vinho bebido na Última Ceia era apenas o sumo natural proveniente da uva e não possuía qualquer teor alcoólico.
O vinho bom geralmente era servido no começo da festa, mas, dessa vez, foi servido por último. Esse foi o primeiro milagre realizado por Jesus durante Sua vida na Terra do qual existe registro. Ele realizou esse milagre para ajudar sua mãe, mas isso também fortaleceu a fé dos discípulos.
Para os discípulos, a vida do mestre não terminou com a execução na cruz no ano 30 (com a idade de 36 ou 37 anos, e não 33, como se crê). "Segundo a tradição", 50 dias após sua morte, durante o período de Pentecostes, eles anunciaram que Cristo ressuscitara e os enviara a pregar por todo o mundo a boa nova da salvação.
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso: A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1–11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Jesus transformou água em vinho em uma festa de casamento, o primeiro milagre registrado que Ele realizou durante Seu ministério terreno. O objetivo desta lição é ajudá-lo a aumentar sua fé em Jesus Cristo ao estudar esse milagre e identificar verdades sobre o poder e o caráter do Salvador.
Na véspera da sua morte, Jesus reuniu os Apóstolos para a Ceia Pascal. Naquele dia, Ele consagrou o pão e o vinho, transformando-os milagrosamente em seu Corpo e em seu Sangue. Depois deu a Comunhão aos Apóstolos (Mt 26,26-27).
Na Bíblia não há nenhum registro que confirme a idade e estudiosos chegaram a esta idade interpretando registros descrevendo fatos nos quais a idade é citada. Lucas, que não conheceu Jesus pessoalmente e nem foi seu discípulo, em seus escritos aponta que Jesus iniciou seu ministério aos 30 anos (Lucas 3:23).
Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado. O Batismo de Jesus foi o momento de revelação de Jesus como o enviado de Deus para a redenção da humanidade.
No texto do evangelho de Lucas, há o relato de Jesus com 12 anos acompanhando seus pais no templo. "Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume", Lucas 2.41-42.
Segundo a Bíblia, o segundo milagre de Jesus foi a cura do filho de um oficial do rei, que estava à beira da morte. Jesus realizou esse milagre à distância, apenas com sua palavra, demonstrando seu poder divino e sua capacidade de curar e restaurar vidas.
O último milagre de Jesus foi justamente a. cura da orelha decepada. Embora Jesus tenha realizado muitos outros milagres. após a sua ressurreição, este foi o último que Jesus fez como um homem mortal.