Qual foi a resposta de Isaías ao chamado de Deus Isaías 6:5:8?
Isaías respondeu ao chamado do Senhor com as palavras "b) Envia-me a mim". Essa resposta demonstra uma disposição e prontidão para atender ao chamado divino. A atitude de Isaías é de entrega e disponibilidade para cumprir o propósito que lhe foi designado.
a) Ao ser escolhido, Isaías inicialmente ficou com receio de ser o profeta de Deus, porém quando ouviu seu chamado, respondeu prontamente "Eis-me aqui, envia-me a mim."
Leia Isaías 6:5 e identifique como Isaías se sentiu na presença do Senhor. O significado literal da palavra perdido aqui nesse versículo é “liquidado”. Isaías estava repleto de sentimentos de indignidade, pois estava ciente de seus pecados e dos pecados de seu povo.
O SENHOR Deus me disse: — Vá e diga ao povo o seguinte: “Vocês podem escutar o quanto quiserem, mas não vão entender nada; podem olhar bem, mas não enxergarão nada.” Isaías, faça com que esse povo fique com a mente fechada, com os ouvidos surdos e com os olhos cegos, a fim de que não possam ver, nem ouvir, nem entender ...
Isaías nasceu em uma nobre tribo de Israel, em 770 a.C. Foi enviado por Deus para revelar, ao Povo infiel e pecador, a fidelidade e a salvação do Senhor, em cumprimento da promessa que Deus fez a Davi.
Talvez a parte mais importante desse livro seja o testemunho de Isaías de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias prometido. O estudo do livro de Isaías pode fortalecer o testemunho que os alunos têm do Salvador e ensiná-los a ouvir o Espírito ao se depararem com simbolismos nas escrituras.
Isaías vê o Senhor — Seus pecados são perdoados — Ele é chamado para profetizar — Ele profetiza a rejeição dos ensinamentos de Cristo pelos judeus — Um remanescente retornará — Comparar com 2 Néfi 16.
Certamente, ele não era um pastor, como o profeta Amós, e provavelmente também não era um sacerdote, como o profeta Ezequiel. Isaías foi um profeta de príncipes e um príncipe dos profetas. Seus escritos dão a impressão de que ele se movimentava com graça pela cultura de seus dias.
Capítulo 6. Isaías recebeu a comissão de ser atalaia, de clamar no meio de um povo obstinado e rebelde, de coração endurecido. Deus exerceria o Seu juízo sobre eles, até que os tivesse levado ao cativeiro para a Assíria; os que restaram também seriam levados para o cativeiro na Babilônia.
Nome: Isaías, um dos maiores profetas do Velho Testamento, anunciou as suas mensagens ao povo do reino de Judá e aos moradores da cidade de Jerusalém entre 742 e 687 a.C. Os temas principais das mensagens são o poder do Deus de Israel sobre todas as coisas e a sua santidade perfeita.
Introdução. Isaías viu o Senhor, e o Senhor chamou Isaías para ensinar o povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não se aliar à Síria e a Israel contra a Assíria.
O texto de Is 6,1-13 relata a vocação de Isaías, que ambienta seu chamado por ocasião da morte do rei Uzias. Como profeta, Isaías é visionário e mensageiro e, nessa condição, tem uma experiência que o vocaciona para o anúncio da Palavra de Javé.
A parábola da vinha má trata-se de um retrato acerca da situação dos filhos de Jerusalém e de Judá. O uso da alegoria em forma de um cântico de amor demonstra a grande afeição de Deus por Seu povo. O SENHOR fez por eles tudo o que poderia lhes proporcionar uma vida feliz e próspera, mas não foi correspondido (v.
Sua vocação se deu numa celebração no templo. Exerceu sua missão durante o período assírio, por volta de 740 a.C. até o final deste século. Isaías estava ligado à corte e ao templo, sendo conselheiro de vários reis.
Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!
Isaías 8: o Senhor confirma a invasão da Síria e de Samaria pelos Assírios, que afligiriam Judá. O sinal que Ele dava (Is 8: 1; 3) era o nome simbólico do outro filho de Isaías ('Rápido-Despojo-Presa-Segura'; Hebr.: 'Maher-Shalal-Hash-Baz').
Quando teve a visão, Isaías estava orando no átrio do templo (PR, 307). Diante dele, as portas do templo pareciam se abrir; e, no lugar santíssimo, ele viu o próprio Deus sentado sobre Seu trono… As vestes são a infinita glória de Deus.
Isaías 7,14 previu que Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 9,1 previu que Ele seria da Galileia. Isaías 9,6 (nosso versículo chave) predisse que o Messias nasceria como uma criança e que Ele não seria apenas rei, mas também “Deus Poderoso”.
Isaías, cujo nome significa "Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
O Livro de Isaías contém muitas referências diretas e indiretas ao Messias, chamando-O de “Renovo do Senhor” (Is 4.2), “rebento do tronco de Jessé” (Is 11.1), “meu servo [de Deus]” (Is 42.1), e “o meu escolhido [de Deus], em quem a minha alma se compraz” (Is 42.1).
Nos primeiros três versículos, Isaías falou de sua missão de elevar e abençoar a casa de Israel. Contudo, a missão se aplica mais plenamente ao Salvador, e Isaías simplesmente O representou perante o povo. Esses versículos podem ajudar a descrever a missão de todos os que são chamados para representar o Salvador.
Talvez a parte mais importante do livro de Isaías seja seu testemunho de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias Prometido. O estudo do livro de Isaías pode fortalecer seu testemunho sobre o Salvador e ensiná-lo a ouvir o Espírito quando encontrar simbolismos nas escrituras.