Carlo Acutis, o jovem católico italiano que foi beatificado pelo Vaticano no dia 10 de outubro de 2020, e na quinta-feira (21) reconhecido pelo Vaticano para a canonização, foi aluno jesuíta do Liceu Leão XIII em Milão, última escola que estudou antes de sua morte.
A mais recente canonização de uma brasileira foi a de Santa Dulce do Pobres. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992 aos 77 anos e foi canonizada pelo papa Francisco em outubro de 2019.
O Vaticano anunciou, nesta quinta-feira (23), que o papa Francisco atribuiu um segundo milagre ao adolescente italiano Carlo Acutis, conhecido como o “influenciador de Deus”. A medida abre caminho para que ele se torne o primeiro santo da geração Millennial.
O túmulo de Carlo Acutis, exposto na igreja de Santa Maria Maggiore, na cidade de Assis, na Itália, tem recebido mais visitantes desde que o papa Francisco abriu caminho para que o jovem beato italiano seja canonizado, na quinta-feira (23).
Carlo Acutis, o jovem católico italiano que foi beatificado pelo Vaticano no dia 10 de outubro de 2020, e na quinta-feira (21) reconhecido pelo Vaticano para a canonização, foi aluno jesuíta do Liceu Leão XIII em Milão, última escola que estudou antes de sua morte.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Em primeiro lugar, a pessoa deve ser, comprovadamente, um mártir que morreu por sua fé. Mas também, como é o caso de Carlo Acutis, um primeiro milagre deve ser atribuído ao fiel e certificado pela congregação. Uma vez feito isso, a pessoa passa de “venerável” para “beato”.
Para, finalmente, ser considerado santo, é preciso comprovar mais um milagre. O beato, então, é canonizado, e entra no rol das santidades da Igreja Católica.
Agora, só falta marcar uma data para a cerimônia de canonização de Acutis, que provavelmente acontecerá durante as celebrações do jubileu católico, em 2025. Esse ano santo só é celebrado uma vez a cada 25 anos.
Beatificado em 10 de outubro de 2020, após o reconhecimento de um milagre ocorrido em Campo Grande (MS), o jovem Carlo Acutis ganhou o mundo com seu testemunho de vida e santidade. Nos inúmeros relatos sobre a história de Acutis, está sempre presente a grande caridade exercida desde sua infância.
Seu processo de beatificação foi o mais rápido dos últimos 700 anos, sendo o processo de canonização mais rápido até hoje o de Santo António de Lisboa que foi canonizado apenas 11 meses após sua morte. A celebração de seu dia foi o dia 22 de outubro, aniversário de sua eleição ao pontificado.
É também o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. Nascimento de São João Batista.
Dois milagres atribuídos a Acutis já foram reconhecidos: a cura de um menino no Brasil com problemas no pâncreas e que mal conseguia se alimentar e a recuperação de uma mulher da Costa Rica com grave traumatismo craniano. Em 2013, ele recebeu o título de Servo de Deus, primeiro passo para ser reconhecido como santo.
Santo Estêvão é chamado de Protomártir, foi o primeiro mártir de toda a história católica. Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos.
Regência. As religiões de matriz africanas são descentralizadas, o que conduz a interpretações diversas - e a outros orixás também apontados como o regente de 2024. Porém, Omulu é o mais citado e tem a ver com Saturno, o planeta da responsabilidade, cuja energia, segundo a astrologia, deve guiar o ano de 2024.
Eu vou arriscar dizer que 2024 será o ano dos geminianos. Claro que as coisas não funcionam de forma tão simplista assim, mas com a entrada de Júpiter, o planeta da expansão e do conhecimento, em Gêmeos, a partir de maio, é o momento de os geminianos aproveitarem a bonança. Júpiter fica cerca de um ano em cada signo.
Isso porque um ou até mais astros que podem se destacar mais ou alguns aspectos ainda mais importantes podem dar o tom de como o ano transcorrerá. Assim, podemos dizer que não há um planeta regente em 2025, mas que alguns planetas farão trânsitos marcantes e importantes neste ano.
Santo Expedito foi um general. E um general naqueles tempos tinha enorme poder. Sob suas ordens estavam milhares de homens. Sob sua responsabilidade estava toda a segurança de uma região, e diz a história que ele comandava uma legião inteira que protegia o Império Romano dos bárbaros asiáticos.
Para ser venerado(a) como santo(a) e para poder alcançar a honra dos altares, um fiel católico passa por um processo bastante rigoroso e longo. Trata-se do processo de beatificação e de canonização. Esse processo envolve várias pessoas, muitas investigações, a averiguação de condições objetivas e etapas sucessivas.
São Luís Gonzaga é amplamente reconhecido como o padroeiro dos jovens e estudantes, um título que ressoa profundamente com sua própria vida dedicada à pureza, educação e serviço ao próximo. Em 1729, o Papa Bento XIII declarou São Luís Gonzaga como protetor dos estudantes, três anos após sua canonização em 1726.