O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.
No dia 3 de abril, o açude sangrou e, desde então, tem sido um atrativo para moradores e visitantes da cidade do Sertão de Canindé. O açude foi inaugurado em junho de 2011, quando o governador do Ceará era o atual senador Cid Gomes.
Até o momento, 64 açudes já sangraram no Ceará em 2024. Desses, 7 voltaram atingir 100% do volume após 15 anos, outros 2 verteram novamente depois de 13 anos.
De acordo com dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem está localizada no município de Alto Santo e constitui uma importante reserva estratégica de água.
INCRIVEL AÇUDE CASTANHÃO VERTENDO ABERTURA DAS COMPORTAS 2009
Qual foi o último ano que o Castanhão sangrou?
O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.
Entre eles, Castanhão (Alto Santo), Orós (Orós), Banabuiú (Banabuiú), Araras (Varjota) e Figueiredo (Alto Santo), os cinco maiores do Estado, receberam aportes consideráveis e superam marcas da última década.
Maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou a 70,9% da capacidade total, o que representa o maior volume de água registrado desde 2012.
Os Açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, os três maiores do Ceará, tiveram suas vazões médias de operação definidas para o período de julho de 2024 a janeiro de 2025.
Mas, o Castanhão segue recebendo as águas da Transposição do Rio São Francisco. A Bacia Metropolitana está, atualmente, com 78% do volume acumulado - segundo dados do Portal Hidrológico do Governo do Ceará -, ou seja, em um nível de armazenamento hídrico considerado confortável.
Depois da sangria, a água corre para o próximo reservatório. No caso do Gargalheiras, a água vai para o açude Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó. Ou seja, quando há seca, todos os açudes são afetados de uma vez, e quando ocorre a sangria também.
O açude Orós, segundo maior reservatório de águas do Brasil, localizado na cidade de mesmo nome, a 335 quilômetros de Fortaleza, atingiu 72,52% da capacidade total nesta sexta-feira, 26.
Estamos falando dos açudes Argemiro Figueiredo (Acauã), Boqueirão (Epitácio Pessoa) e Coremas/Mãe D'Água. Juntos, eles estão acumulando 1.142.056.528 milhões de metros cúbicos. O quarto maior é o Engenheiro Ávidos, que ainda não alcançou os 50% da capacidade total, mas já chegou a 41,71%.
De acordo com a Prefeitura de Alto Santo, a Barragem Castanhão foi inicialmente pensada pela família Cunha, principalmente pelo Sr. José Holanda Cunha, figura bastante conhecida na época e que comandava a oligarquia da região.
Características Gerais. Sua profundidade pode chegar a mais de 50 metros, sendo que possui 325 km² quadrados de área inundada. A barreira principal possui 11 metros de largura, 1.500 metros de extensão. O Jaguaribe era considerado o rio mais seco do mundo, mas foi antes de construírem o Castanhão.
A sensação de abundância de recursos hídricos é reforçada pela presença de três das bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná. Apesar de tantos recursos hídricos, eles não são igualmente distribuídos pelo território brasileiro.
Nesta segunda-feira, 27 de março, o reservatório da hidrelétrica de Serra da Mesa (GO), no rio Tocantins, registrou um volume armazenado de água correspondente a 78,53% do volume útil de seu reservatório – o maior do Brasil e que pode armazenar 54,4 bilhões de metros cúbicos.
Localizada no Rio Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a unidade representou um marco na história do setor energético brasileiro, sendo a maior hidrelétrica do país em extensão de barragem, com 10,2 km.