Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
A depressão de Jonas era fruto de seu pecado. Jonas tem uma teologia correta sobre Deus, mas ela não estava no seu coração. O que Jonas sabia sobre Deus ainda não havia impactado sua alma. Jonas não amava seus inimigos.
Apesar do sucesso do dia anterior no monte Carmelo sobre 850 homens, encontramos Elias morrendo de medo de uma mulher. O profeta entrou num estado de depressão que não lhe permitia ouvir a voz de Deus. Tomado de medo, ele fugiu para salvar a vida. Encarou uma jornada de 40 dias pelo deserto até o monte Sinai.
A Bíblia nos relata uma história sobre um encontro de Deus com Elias quando este estava profundamente desanimado. O relato está em 1Reis 19, mas, logo antes, no capítulo 17 lemos que Elias falou que não haveria chuva em Israel. A seca se prolongou por três anos.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
COMO DEUS TRATOU A DEPRESSÃO DE ELIAS | Douglas Gonçalves e Fábio Coelho
Como Deus tratou a depressão de Elias?
Deus não corrige o Elias solitário e triste, mas contrapõe à sua solidão, mostrando sua história, atribuindo valor ao seu passado e especialmente o seu comprometimento com o futuro.
Um bom versículo para falar sobre o que a Bíblia diz sobre depressão é Provérbios 12:25 que diz: “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”. Salomão sabia que ansiedade e depressão andavam juntas e tinha sabedoria também para apontar um alívio: uma palavra bondosa.
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
Quando pensamos em lamento na Bíblia, lembramos de Jeremias. Ele, que é o autor não apenas do livro que leva o seu nome, mas também do livro de Lamentações, é muitas vezes chamado de “profeta chorão”. Afinal, dentre os profetas, ele é o que parece mais lamentar e chorar diante de Deus.
Quando Elias estava depressivo e solitário, Deus o conectou a Eliseu. Quando eu sofri um acidente e me vi no fundo do poço, Deus enviou um anjo para me reerguer. Deus vai colocar na sua vida pessoas medicinais.
Portanto, Jesus estava para realizar seu sonho de reestabelecer a comunhão entre Deus e os homens. Embora passando por uma tristeza momentânea, que pode ter durado pelas próximas 18 horas até sua morte, não encontrava-se com humor depressivo por 15 dias ininterruptos.
Considerado o “profeta chorão”, Jeremias lutou com grande solidão, sentimentos de derrota e insegurança. Chamado para pregar, ele foi impedido de casar e ter filhos e conviva com a constante rejeição por parte das pessoas.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
No entanto, os líderes da Igreja reconhecem que a depressão severa, ou transtorno depressivo maior (TDM), é uma doença bem mais grave que pode interferir com a capacidade que a pessoa tem de desempenhar plenamente suas funções.
É Deus quem está dizendo a mim e a você: Não tenha medo, não se cale, não entregue os pontos! Não deixe o desânimo ter a última palavra em sua vida! “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal” (Atos dos Apóstolos 18, 9-10).
Ele se esqueceu de olhar para Deus e ao olhar para as pessoas, sentiu-se diminuído e desanimado. O profeta Elias também foi atingido frontalmente pelo desânimo, e sua depressão foi tão grande que também pediu a Deus para morrer.
Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus. Quando nossa fé está firmada na promessa de Deus, mesmo no meio de dificuldades e impossibilidades aos olhos humanos, somos impelidos a persistir ainda mais na força e no poder de Deus.
Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se e ficar a sós com Deus depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, Ele orava e renovava suas forças.
Ao que parece, Elias se deprimiu após um drástico choque de realidade. Após perceber que ele, que havia feito cair fogo do céu, não havia alcançado o verdadeiro prêmio que estava em jogo: o coração do povo. Ele, o grande profeta, não era assim tão grande.