Qual é o objetivo principal do método socrático de diálogo?
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Em seus diálogos, o reconhecimento da própria ignorância era parte essencial para se chegar à apreensão da Idéia e à construção dos conceitos. Era necessário mostrar a seus interlocutores o quanto estavam errados em seus “pré-conceitos” e “pré-juízos”.
Qual é o objetivo principal do método dialético de Sócrates?
O método filosófico socrático pode ser considerado dialético por apresentar as contradições lançadas por seus interlocutores e, com base nisso, conseguir formular um conhecimento novo, uma formação de um conceito sobre determinado assunto.
O estilo, baseado em diálogo orientado por questões, coloca o professor em um papel mais de receptor do que emissor. Isso porque o docente em um diálogo socrático, essencialmente, nega seu próprio conhecimento de um assunto para levar o estudante à ideia ou resposta correta.
Pela troca de argumentações e objeções, o diálogo permite a cada um escapar da particularidade de sua opinião e ascender ao saber. O caminho da razão é assim libertador. O diálogo, que põe os interlocutores num mesmo plano e instaura entre eles uma comunidade de pensamento.
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
Uma de suas características mais marcantes era a busca pelo conhecimento. Para chegar a esse conhecimento ele desenvolveu o método socrático. O objetivo desse método é questionar as crenças habituais do interlocutor para em seguida reconhecer a sua ignorância buscando, então, o conhecimento verdadeiro.
Eis então, o diálogo como um princípio filosófico que nos ajuda a entender a Filosofia não como algo abstrato, mas como algo que faz parte da vida e o faz de uma forma muito concreta, pois lida com questões essenciais da existência humana.
Os diálogos mais representativos da busca definições são Cármides, Láques, Híppias Maior, Êutifron e Mênon, apesar de outros diálogos da juventude também possuírem seções voltadas para definição de algum termo, por exemplo: Protágoras, Lísis.
Por que Sócrates chamava de maiêutica seu método de diálogo?
O que recebe o nome de Maiêutica, pela arte de ajudar o interlocutor a se despojar de tudo aquilo que se diz saber e o que Sócrates fazia para conseguir desmascarar a pessoa e pôr a frente de sua vaidade, era uma das finalidades de seu método, a ironia, sendo uma espécie de reconhecer a sua própria ignorância.
Quais são os objetivos do método filosófico de Sócrates?
O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.
Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações. Trata-se de um tempo marcado pela presença de Sócrates (470-399 a.C), cujo pensamento rompe com a temática central da realidade natural dos filósofos anteriores.
Qual a importância do diálogo na filosofia de Sócrates?
As objeções de Sócrates obrigam o seu interlocutor a procurar uma verdade que este pensava já possuir. Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.
É o recurso que permite ao aluno conduzir seus estudos sem interferência direta do professor, visto que a condução da aprendizagem ocorre nas estratégias textuais. A linguagem dialógica considera a bagagem do aluno, antecipa possíveis dúvidas e suscita reflexões que levam ao ponto central do estudo.
Concluímos que em Sócrates, a dialética é a arte do diálogo, do debate; em Platão, é uma dialética idealista, que busca o conhecimento verdadeiro, que está no mundo das ideias; já em Aristóteles, é uma dialética realista que se faz presente em sua ontologia do ser, expressa em sua teoria do ato e da potência.
RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.
O diálogo permite-nos (e deve) desempenhar funções como: Mostrar em vez de contar – A interacção entre as personagens permite-nos antever situações e abordar temas, evitando o abuso da narração expositiva. As personagens tornam-se reais quando agem e falam, ajudando a cativar o leitor.
Assim, o diálogo estimula a reflexão, a necessidade de confrontar ideias e de se posicionar diante de assuntos difíceis, contribuindo para a resolução de problemas e para o desenvolvimento moral dos pequenos.
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.