Em Mateus 19:16-22, o jovem rico cometeu 4 erros. Ele se dirigiu a Jesus dizendo: “bom Mestre”. Esse foi o seu primeiro erro, não discernir que Jesus é Deus. Jesus, dissipando as trevas disse: “só há um bom”.
O que faltava para o jovem rico em Mateus 19-16 24?
Não te esqueças que o moço rico estava a um passo da vida eterna. Uma só coisa lhe faltava, remover o ídolo dinheiro do seu coração e seguir Jesus. Quando ouviu de Jesus, falta-te uma coisa – uma somente: Vende tudo, dá aos pobres, volta a seguir a Jesus, não quis e se foi embora triste.
Jesus disse ao jovem que ele precisava fazer mais uma coisa. Precisava vender tudo que tinha e dar o dinheiro aos pobres, depois deveria segui-Lo. O jovem rico não quis distribuir seus bens, pois ele amava as coisas que possuía mais do que a Deus.
O que Jesus mandou o jovem rico fazer para ser perfeito?
Mateus 19:21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
Um jovem rico perguntou a Jesus o que era exigido dele para que obtivesse a vida eterna. Jesus amorosamente convidou aquele jovem a vender o que possuía e a segui-Lo. Esta lição vai incentivá-lo a aprender com o Salvador o que Ele deseja que você faça ao procurar segui-Lo melhor.
Insistência do jovem: “Tudo isso tenho guardado. Que me falta ainda?” (Mt 19,20). 7. Resposta de Jesus: apresenta as condições para o seguimen- to: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que te pertence e dá aos pobres e terás um tesouro nos céus e depois segue-me” (Mt 19,21).
É neste episódio que Jesus faz referência a «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus» (Lucas 18:24–25), uma frase que se tornaria uma de suas mais famosas expressões.
O texto escolhido é Mateus 19.16-30, onde o narrador conta que um jovem rico pergunta a Jesus o que deve fazer para alcançar a vida eterna. Jesus responde que ele deveria vender todos os seus bens e doar aos pobres. Diante disto o homem sai triste, por não poder renunciar a sua riqueza e seguir Jesus.
“E Jesus, olhando para ele, o amou.” Ao ouvir essas palavras, uma imagem vívida de nosso Senhor parando e olhando para aquele jovem ocupou meu pensamento. Olhando para ele — um olhar profundo e penetrante para a sua alma, reconhecendo sua bondade e também seu potencial, e discernindo qual era sua maior necessidade.
O influenciador deu detalhes das mudanças que fez em seu rosto. "Não que eu vá ficar lindo, então, eu tinha um olho que era mais caído que o outro. Os dois eram caídos, mas eu suspendi os dois olhos para ficar com os dois olhos iguais. Minha sobrancelha era caída, então eu suspendi a sobrancelha.
É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha?
Mateus 19:23-25 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Então Jesus disse a seus discípulos: “Eu lhes digo a verdade: é muito difícil um rico entrar no reino dos céus. Digo também: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus”.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
O que significa um camelo passar pelo buraco de uma agulha?
“As palavras 'passar um camelo pelo fundo de uma agulha' são uma expressão proverbial semelhante a várias outras usadas no mundo antigo para descrever uma impossibilidade”.
Quantos mandamentos Jesus falou para o jovem rico?
Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.» Perguntou ele: «Quais mandamentos?» Jesus nomeou: « Não mates ninguém, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho contra ninguém, respeita o teu pai e a tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo .» O jovem disse: «Todos esses mandamentos ...
No texto de Lucas, capítulo 12, versículo 21, Jesus diz: “Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos”. Jesus não condena a riqueza, e sim, o apego a ela.
Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.»
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro.
O jovem rico imagina tudo em termos do ter: seus bens terrenos, o bem que dá acesso ao céu e se ele chama Jesus de "bom Mestre" é porque espera ganhar através dele a glória eterna.
Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.