Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
Pois a aparência por si é enganosa ou muitas vezes não corresponde à expectativa gerada a partir dela. Em meio à ansiedade da vida e questionamentos a si, Salomão chega a conclusão: “Não há nada de novo neste mundo”.
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela. Reis, porém, já tomou algumas liberdades poéticas para ajudar a contar a história do Reino de Israel.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
A Bíblia Cristã deixa claro que Sulamita foi o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto). O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis.
De acordo com a Bíblia hebraica, o Templo de Salomão, também conhecido como Primeiro Templo, foi o Templo Sagrado (em hebraico: בֵּית־הַמִּקְדָּשׁ: Beit HaMikdash) na antiga Jerusalém antes da sua destruição por Nabucodonosor II após o cerco de Jerusalém de 587 a.C. e sua posterior substituição pelo Segundo Templo no ...
Segundo a Bíblia, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras e elas lhe perverteram o coração, a ponto de fazê-lo construir altares para deuses pagãos em Israel. "Tem como um homem desse ser feliz no amor, se nem foi fiel para com Deus, que foi Quem lhe deu sabedoria e riqueza?
Certa vez, Salomão foi a Gibeão oferecer sacrifícios porque naquele lugar estava o altar mais famoso de todos. No passado ele havia queimado ali mil animais como sacrifício a Deus.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
Ele foi sepultado ao lado do pai, o rei Davi. O segundo livro de Crônicas diz que, segundo os relatos do profeta Natã, Salomão foi realmente sucedido pelo seu filho Roboão. O príncipe, porém, não teve o mesmo prestígio que o pai e o avô –rejeitado por boa parte da população do reino.
Sua exata localização histórica é disputada pela região sul da península Arábica e o leste da África; o reino poderia tanto situar-se na atual Etiópia, no atual Iêmen, ou até mesmo em ambos.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Nos próximos capítulos de "Reis", exibidos na semana entre 9 a 13 de outubro, em um plano diabólico, Abisague (Barbara França) é sedada por Nut (Anita Amizo) e sequestrada por Rezom (Nando Rodrigues).
O rei preferiu não puni-lo por comandar uma rebelião para tirá-lo do trono. O nobre, contudo, não permitiu que o irmão desposasse o grande amor da sua vida. Ele acaba ordenando a morte do vilão para impedi-lo de maltratar a filha de Benaia (Ângelo Coimbra).
Ator relata transformação da relação do rei de Israel com Deus após a perda da amada. A estreia de Reis — A Decadência revelou ao público a morte de Abisague (Barbara França) no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte) em uma sequência tensa e emocionante.