Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.
Em "Reis", nos capítulos da semana entre 29 de maio e 2 de junho, Mefibosete (Gil Coelho), finalmente, vai subir ao altar com Ayla (Bruna Pinheiro) em um cerimônia simples, apenas tendo testemunha seus parentes e amigos mais próximos. Tudo acontece depois do rapaz jantar com a família da jovem e acertar todo o casório.
Revela-se que Mefibosete é manco, porque sua ama, o tomou às pressas, fugindo de assassinos que acabaram de matar seu pai Jônatas, quando ele tinha 5 anos de idade, e, descuidando-se ela, na pressa, deixou-o cair, quando ele quebrou seus dois pés, ficando manco e, portanto, aleijado.
Este Ziba parece ser um homem pouco sério. Porque mais tarde, quando Davi teve que fugir de Jerusalém à pressa por causa da conspiração do seu filho Absalão, que queria ser rei em seu lugar (2 Samuel 16: 1-4), Ziba usou estratagemas para denegrir Mefibosete e cair nas boas graças do rei David.
Filho de Jônatas descobre que o rapaz abusou de Damáris no passado e ameaça entregá-lo a Davi. Mefibosete se revolta ao descobrir que Ziba abusou de Damáris no passado. O filho de Jônatas, então, parte para cima do servo e ordena que o rapaz deixe Jerusalém imediatamente.
QUEM FOI MEFIBOSETE NA BÍBLIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE NESTE ESTUDO
O que aconteceu com Mefibosete quando Davi voltou?
Quando Mefibosete se encontrou com Davi, ele se prostrou diante do rei e demostrou muito medo, pois acreditava que Davi iria mata-lo. Davi disse a ele para não temer, porque o rei apenas queria usar de bondade. Mefibosete, porém, respondeu que não era digno e não passava de um cão morto.
Davi havia pedido ao seu funcionario Ziba para checar se havia algum descentende de Jônatas. Descobriu que tinha um filho, o Mefibosete. O rei Davi o chamou e deu-lhe os pertences que um dia foram de sua família Saul e de Jônatas. E Mefibosete passou a viver com honra, no reinado de Davi, por amor do seu pai Jônatas.
Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.
Mefibosete, filho de Jônatas, neto de Saul, tinha uma grande dificuldade de locomoção devido a uma queda que sofreu na infância, aos cinco anos, ao fugir com a serva da família da invasão dos filisteus (cena retratada na quinta temporada de Reis). Durante a fuga, ela o deixou cair e Mefibosete ficou manco.
Ziba (em hebraicoצִיבָא ׃֙; em grego: Σειβα) foi um servo do rei Saul mencionado no registro bíblico apenas durante o reinado de Davi. Quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, Mefibosete – de acordo com Ziba – decidiu ficar em Jerusalém para que ele pudesse estar pronto para assumir o trono.
Por esse raciocínio, o nome Mefibosete provavelmente significa algo como “da boca da vergonha”. Outros nomes que exibem a substituição de Baal por “vergonha” incluem Is-Bosete (2Sm 2: 8 ; cf.
12 E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam na casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto continuamente comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.
Foi, primeiramente, escravo do rei Saul – obtendo depois a sua liberdade, fundou uma família constituída por quinze filhos e vinte escravos (2 Sm 9.2 a 11). Ziba deu conhecimento a Davi da existência de Mefibosete, um filho aleijado de Jônatas.
4Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Esse menino tinha cinco anos de idade quando se ouviu a notícia de que Jezreel de que Saul e Jônatas haviam tombado em combate. Sua ama o apanhou e fugiu, todavia, na pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
Na trama, o personagem é casado com Damaris (Louise Clós) e, agora, os filhos deles, Mica (Miguel Ferrari) e Evelyn (Rafaela Sampaio), já estão crescidos.
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu. Agora, os fãs da série vão descobrir como esta morte vai impactar a amonita e Salomão (Guilherme Dellorto).