Resumo. Definido como fundador do pensamento político moderno,Nicolau Maquiavel é um dos autores centrais da história ocidental, oumesmo mundial. Suas reflexões sobre o Estado colocaram-no comoclássico das ciências humanas e autor indispensável para se entender adinâmica política ainda hoje.
Resumo: Definido como fundador do pensamento político moderno, Nicolau Maquiavel é um dos autores centrais da história ocidental, ou mesmo mundial. Suas reflexões sobre o Estado colocaram-no como clássico das ciências humanas e autor indispensável para se entender a dinâmica política ainda hoje.
Qual foi a maior contribuição para a política moderna de Nicolau Maquiavel?
Em sua teoria política, Maquiavel destacou a importância de se manter o poder, ou seja, do governante manter-se no governo, para que o Estado e a ordem social sejam preservados.
Qual a contribuição de Maquiavel para a sociedade?
Dessa forma, Maquiavel contribuiu com desenvolvimento da política como uma ciência autônoma, no sentido de que esta, a partir desse momento passou a ter uma ética e uma lógica próprias, como demonstrado acima.
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
O legado de MAQUIAVEL e a CIÊNCIA POLÍTICA moderna
Qual foi a importância de Maquiavel para a filosofia?
O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.
Qual a principal contribuição de Maquiavel para a formação do Estado moderno?
Segundo Maquiavel, era necessário criar uma monarquia forte para impedir o desmembramento da nação por inimigos e para defender os fundamentos da sociedade civil, como os direitos da propriedade privada. Ao mesmo tempo, era necessário um poder central unificado para o caso de guerra civil ou com o estrangeiro.
Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder. As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue.
Selecionar aqueles que deseja manter como amigos, observar outros que se colocam como adversários, conservar aquilo que já fora conquistado, são alguns dos ensinamentos deixados por Maquiavel e que, dadas suas ressalvas, podem vir a serem úteis.
Maquiavel é claro: religião é timore di Dio. O fundamento da religião para Maquiavel é, pois, o medo de um Deus que, ainda que seja apresentado como algo que tem certa feição humana, considerado em si mesmo não constitui razão de obrigação política e de vínculo social.
A obra mais conhecida de Nicolau Maquiavel é certamente O príncipe, que começa a ser escrito em meados de 1512. Nele as ideias são expostas de forma clara, e seu pensamento político entende a política como um fim em si mesma.
A intenção da obra é ensinar aos príncipes como chegar ao poder e não perdê-lo, não perder seus territórios. Maquiavel enfatizou a necessidade de se ter boas armas e boas leis, além de comandar e defender os principados mais fracos que estiverem em torno do território principal.
Nicolau Maquiavel é tido como o primeiro a pensar a política sob uma perspectiva moderna, deixando para trás todas as concepções filosóficas idealistas e desvinculando da política, os princípios morais, éticos e religiosos que até então eram entendidos como parte fundamental para as ações de um soberano, sua forma de ...
Na sua obra, em um primeiro momento, representado pela ação do príncipe, Maquiavel ensina como o poder deve ser conquistado e mantido, justificando o poder absoluto. Posteriormente, alcançada a estabilidade, afirma como é possível e desejável a instalação do governo republicano.
O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.
FRASES MARCANTES DE MAQUIAVEL: “Melhor ser temido do que ser amado”. “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz, está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons.” “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.
Ele defende a ideia de que o fim justifica os meios, ou seja, os governantes devem usar qualquer meio necessário para alcançar seus objetivos políticos e manter seu poder, mesmo que isso envolva ações imorais ou antiéticas. Maquiavel também enfatiza a importância da astúcia, da manipulação e do realismo na política.
Dois dos conceitos mais importantes desenvolvidos no livro, O Príncipe, de Maquiavel, são os conceitos de virtù e fortuna, que são qualidades que um príncipe terá que cultivar na arte de governar e fundamentais na maneira como o poder pode ser conquistado.
Qual a principal contribuição de Maquiavel para a formação da concepção do estado moderno?
De acordo com Skinner (1996), por várias vezes Maquiavel sustentou que o principal dever do Príncipe era proteger sua própria segurança e força, para tanto, a virtú do governante é a chave para que ele mantenha seu estado.
Maquiavel dirige os seus leitores a compreenderem a importância de respeitar a religiosidade de um povo para manter a república boa e unida, pois ela é capaz de cunhar nos homens um sentimento de amor e devoção à pátria. E é este sentimento de amor e devoção que levará o povo a lutar pela pátria quando for preciso.