As transmissões televisivas reforçavam os padrões culturais da sociedade norte-americana nas décadas de 1950 e 1960 e se baseavam na defesa do capitalismo, do consumo, do modelo tradicional de família, entre outros valores.
A televisão não apenas moldou padrões sociais, desafiando normas culturais, mas também proporcionou a globalização cultural ao levar programas, filmes e músicas a audiências em todo o mundo.
Qual foi o impacto para o rádio com o surgimento da televisão?
"Quando entrou a televisão, as verbas foram para televisão e, no país inteiro, o rádio teve que se adaptar. Teve que se amoldar a uma redução drástica de verbas. Aí veio o advento dos DJ, a FM entrando.
Além de fornecer acesso a uma grande variedade de conteúdo, desde notícias e documentários até programas de entretenimento e esportes ao vivo, a tv foi se consolidando ao longo do tempo como fonte de notícias e informações.
Já conhecemos alguns dos prejuízos causados pelo excesso de TV na rotina das crianças, como o sedentarismo (que pode levar à obesidade) e o estímulo ao consumo, que podem limitar a imaginação e a criatividade, provocar problemas de comportamento, como o excesso de timidez, agressividade e déficit de atenção.
História da evolução da TV e seu impacto tecnológico e social | Nerdologia
O que a televisão prejudica?
Estudos sugerem que assistir televisão (vídeos em geral) por períodos prolongados muda a estrutura anatômica do cérebro de uma criança e diminui as habilidades verbais. O desenvolvimento da fala, raciocínio e outras habilidades intelectuais podem atrofiar ao se ver uma tela passivamente.
Assistir à televisão pode levar a criança a desenvolver: tendência à imitação, submissão, isolamento ou apatia, agressividade, atividade sexual precoce, diminuição da comunicação familiar, insônia, obesidade, consumismo e problemas de visão.
A sua utilidade como veículo de som e imagens, extrapolou as perspectivas dos seus pioneiros mais otimistas; tornando-se,rapidamente, em poderoso instrumento de modificação da conduta humana e de condicionador implacável das mentes, influenciando os hábitos,costumes e cultura dos povos.
A televisão é um aparelho que permite a reprodução de imagens transmitidas instantaneamente por alguma torre de transmissão. Atualmente é um dos principais meios de comunicação, estando presente na maioria dos domicílios do Brasil.
Criada oficialmente no século XX, a tecnologia televisiva surgiu a partir de diversos estudos iniciados desde os anos de 1800. A descoberta do selênio em 1817, a transmissão de imagens pelo mesmo elemento químico, em 1884, e o surgimento do rádio, tema já abordado aqui no Blog do Espaço, em 1896.
Qual é o papel da televisão na sociedade brasileira?
A maioria da população brasileira tem na TV sua principal fonte de informação, não por ser um meio manipulador de idéias, mas porque vivemos em um país em que as pessoas não possuem acesso a outras fontes, devido às suas condições financeiras e à falta de educação e politização.
A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país.
Quais contribuições a televisão pode trazer à vida das pessoas?
Hoje a televisão exerce um enorme poder sobre as pessoas. O modo como nos comportamos, nos vestimos, nos alimentamos, nossas opiniões e nossas preferências sobre esportes, política, religião, enfim, tudo que se relaciona à vida em sociedade, é influenciado pela televisão.
Qual é a importância da televisão como meio de comunicação?
A televisão é um dos mais amplos processos convencionados, denominando-se assim de meio de comunicação de massa, pois pode transmitir ao mesmo tempo, uma linguagem verbal e uma não-verbal, utilizando os recursos de som e imagem como forma de entreter o telespectador.
Quais as consequências do uso excessivo da televisão?
Em excesso, ver TV pode provocar irritabilidade e cansaço da visão, além de causar dores de cabeça em quem não costuma ter ou agravar em quem já sofre com o problema. O uso exagerado de telas ainda pode indicar traços de depressão.
A influência da TV na vida das pessoas é cada vez mais nítida. Nos lugares onde a televisão chega e, com ela, os seus conteúdos, vê-se a deterioração dos costumes sociais locais. Há um certo louvor à desonestidade, imoralidade, amoralidade, perversão, prostituição, desvios de conduta e alienação do sentido da vida.
Qual a importância da televisão para a humanidade?
A televisão é ainda, o meio utilizado, por excelência para obtenção de informações. É através dela, principalmente, que as pessoas entram em contato com os outros mundos, outros povos e culturas. O educador tem que perceber que a educação tem um alto componente comunicativo.
Quais prejuízos a televisão pode trazer à vida das pessoas?
Pesquisas mostram que as crianças que assistem muita TV têm mais chances de ter problemas de aprendizagem, obesidade e hiperatividade. Além disso, ela pode afetar negativamente o sono das crianças. A maioria dos programas infantis na TV não são educativos. Muitos são cheios de violência e conteúdo sexual.
Passamos a assistir aos mesmos programas que passam no mundo todo, descobrindo novos conteúdos, cada um melhor que o outro. Nos dias atuais, a TV por Assinatura permite acesso aos programas em diferentes telas. Não importa o lugar ou a hora, e pode ser no computador, smartphone ou tablet.
Inicialmente, a televisão desempenha uma função importante em nossas atividades diárias. Ao visualizar canais de notícias, atualizamos os pontos que circulam pelo mundo. Os canais, assim como o Discovery, fornecem informações sobre a vida ultrajante.
Um aparelho indispensável das casas de todo o mundo por várias décadas, a TV passou por diversas transformações, abandonando as antigas imagens em preto e branco e volumosos tubos, para ser substituído por telas incrivelmente finas e com imagens de qualidade comparável à do cinema.
Quais os impactos positivos e negativos da tecnologia?
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
O estudo mostra que crianças que assistiram a mais de duas horas de TV por dia tendem a ter essas condições, que levam a um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes e derrame", destaca a endocrinologista Deborah Beranger.
A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.