A Nike apurou lucro de 1,45 bilhão de dólares, ou 0,94 dólar por ação, superando as estimativas de analistas de 0,75 dólar por papel. A receita total de 12,94 bilhões de dólares, contudo, ficou abaixo das previsões de 12,98 bilhões de dólares. As ações da Nike subiam cerca de 9% nas negociações pós-mercado.
A Nike foi classificada como a marca de roupas mais valiosa do mundo, com um valor de marca de US$ 31,3 bilhões (queda de 6%), de acordo com a pesquisa Brand Finance Apparel 50 2023 divulgada recentemente pela consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, com sede no Reino Unido.
Isso foi possível por causa dos resultados de 2021. No ano passado, ao consolidar a Nike no balanço, o SBF passou a se posicionar como ecossistema do esporte. O negócio dobrou de tamanho, e o faturamento chegou a 6,4 bilhões de reais.
What is this? A Nike gerou mais de US$ 47.7 bilhões em receita e mais de US$ 6 bilhões em lucros líquidos em 2022, em comparação com mais de US$ 44.5 bilhões em receita e quase US$ 5.8 bilhões em 2021.
A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.
No ano passado, a Jordan Brand registrou US$ 5,1 bilhões em receita, representando quase 11% das vendas totais da Nike, de acordo com os registros da empresa.
Segundo Powell, a partir da receita divulgada pela NIKE no relatório do primeiro trimestre desse ano (9.1 bilhões de dólares) é possível fazer a seguinte conta: “700 milhões de dólares por semana, 100 milhões por dia, 4 milhões por hora, 66 mil por minuto e mil dólares, ou aproximadamente 25 pares de tênis, por segundo ...
O Grupo SBF é dono da Centauro, que alcançou no último trimestre uma receita líquida de R$ 882,7 milhões, crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 80% do faturamento é proveniente das lojas físicas. Atualmente, a empresa possui 225 unidades distribuídas em 26 estados brasileiros.
Nike Air Yeezy 1 “Grammy” – US$ 1,8 milhão (R$ 9,8 milhões) A versão do Nike Air Yeezy 1 (sim, o Kanye era da Nike antes de ter uma parceria bem-sucedida com a Adidas) foi criada exclusivamente para West em 2008 e usada por ele durante uma apresentação na premiação Grammy Music Awards daquele ano.
A Nike segue na liderança de marca de moda mais valiosa do mundo. Em seu levantamento anual, a Brand Finance, consultoria britânica especialziada na análise de marcas, avalia a gigante esportiva em US$ 33.2 bilhões, incremento de 9% em relação a 2021. No total, o Top 50 foi avaliado em US$ 74 bilhões.
Assim Adidas, valendo cinco bilhões, e Sky Sports, três bilhões, marcam sua presença no Forbes Fab 40. Em quinto lugar encontramos uma marca de isotônico: Gatorade, com valor de marca em 2,5 bilhões de dólares.
A Nike manteve a liderança como marca de roupa mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual divulgado pela Brand Finance. De acordo com a consultoria de avaliação de marcas, a empresa americana vale US$ 33,2 bilhões, um aumento de 9% em relação a 2021.
A empresa tem aproximadamente 38.000 funcionários no mundo (e mais de 950.000 trabalhadores indiretos que estão empregados nas fábricas contratadas), opera mais de 350 outlets próprios (Nike Factory Outlets), além de aproximadamente 420 lojas Niketown, NikeWomen e Nike Clearance, tendo seus produtos vendidos em 170 ...
Porque a Nike faz tanto sucesso? O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca.
As receitas das quatro marcas passaram dos US$ 77 bilhões em 2019, para US$ 70 bilhões em 2020. Em 2021 saltaram para US$ 81 bilhões e agora estão em US$ 85 bilhões. A Nike detém um domínio absoluto em vendas de tênis, nada menos que 62% de suas receitas são provenientes dos calçados.
De fato, o principal acionista individual é Travis A. Knight, filho de Philip Knight, cofundador da Nike, com uma participação de 7% nas ações da Classe A e uma participação de 2.7% nas ações da Classe B. Por outro lado, a família Knight também ... Phil Knight, cofundador da Nike || Créditos: Getty Images.
Hoje, a marca é gerida pela subsidiária Fisia, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) obrigou a separação de negócios entre a Nike do Brasil e a Centauro, como forma de desestimular condutas anticompetitivas.
Administrada pela Fisia, também controlada pelo SBF, a operação da Nike é um negócio de mais de R$ 3 bilhões em vendas anuais no Brasil, e o canal digital é quase um terço da receita total.
Considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan entrou para a lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos, elaborada pela Forbes.
Com a aprovação da NBA em torno da venda dos Hornets, o astro do basquete mundial faturou algo em torno de R$ 13 bilhões após a negociação com o grupo de investidores.