O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.
1. Gran Circo Norte Americano – Dezembro de 1961. Causa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano é considerado um dos maiores incêndios do Brasil em número de vítimas, foi um ato criminoso.
Diferentemente do que muita gente pode pensar, o incêndio que matou mais pessoas na história do Brasil não foi em Santa Maria, mas sim em Niterói (RJ), onde estava instalado o Gran Circus Norte-Americano. Em 17 de dezembro de 1961, dois dias depois da estreia, mais de 500 pessoas morreram.
Um Feito Internacional: Toughest Firefighter Alive
O recente reconhecimento de Duarte como o melhor bombeiro do mundo não veio sem esforço. Competindo no desafiante "Toughest Firefighter Alive", enfrentou provas intensas que testaram a sua resistência e habilidades.
Cerca de 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de pesticidas, na Índia, e causaram o maior desastre industrial da história do mundo, conhecido como “O Desastre de Bhopal”.
Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.
Qual tipo de incêndio é mais predominante no Brasil?
Fogo de Superfície: Este é o tipo mais comum de incêndio, caracterizado por chamas visíveis que queimam na superfície de materiais sólidos, como papel, madeira ou tecido.
Eletricidade: a maior causa de incêndios no Brasil. Segundo o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, a eletricidade é a maior causa de incêndios em residências e empresas no Brasil. Os curtos-circuitos são grandes motivadores de incêndios, podendo ocorrer devido a instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga.
Em Niterói, no dia 17 de dezembro de 1961, ocorreu o maior incêndio de um circo da história, provocando mortes e deixando muitos mutilados. Tratava-se de um dos circos mais famosos da época na América Latina, conhecido pela tecnologia moderna e o espetáculo de animais.
Foram 68.635 ocorrências –o 5º maior da série histórica, iniciada em 1998. Foi uma alta de 144% em relação ao mesmo período de 2023. Setembro já acumula 63.892 focos de incêndio. Em 2024, são 190.943 ocorrências do tipo.
De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
A maior tragédia ocorrida no Brasil foi o incêndio do Gran Circo Americano, em Niterói, Região Metropolitana do RJ, que deixou 503 mortos e mais de 300 feridos. Três mil pessoas estavam na plateia quando o fogo começou, 20 minutos antes do fim do espetáculo.
Qual é o salário do cargo de Bombeiro (Estados Unidos)? A média salarial do cargo de Bombeiro (Estados Unidos) é de US$ 73.327. As estimativas de salários têm como base 2 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Bombeiro nessa localização (Estados Unidos).
Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ganham prêmio de melhor atuação no mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus.
O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.
O maior incêndio florestal já registrado no mundo aconteceu na Sibéria, uma região situada no norte do território russo, e no extremo-leste da Rússia no ano de 2003. O fogo se propagou sobre a vegetação da taiga, conhecida também como floresta boreal, e queimou aproximadamente 22 milhões de hectares de terras.
O incêndio no edifício Joelma foi uma das maiores tragédias urbanas da história do Brasil – vitimou 181 pessoas e deixou mais de 300 feridos em 1º de fevereiro de 1974. O fogo se alastrou rapidamente pelos andares do prédio que não possuía saídas de emergência, alarmes de incêndio, extintores suficientes ou sprinklers.