O assoreamento do rio Taquari é considerado como o maior desastre ambiental do Pantanal. O problema é debatido há muitos anos por diferentes setores, mas até hoje não foi possível encontrar uma solução viável para recuperar um dos principais rios do Pantanal.
Quais são as consequências do assoreamento? O assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz, dificultando a fotossíntese e impedindo a renovação do oxigênio para algas e peixes.
Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).
De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
OS 10 Maiores Rios do Brasil - Os Mais Gigantes e Imponentes Rios Brasileiros
Qual foi o pior desastre natural do Brasil?
A tragédia desta semana é a segunda pior catástrofe climática do País - também em 1967, uma enchente no Rio matou 785 pessoas. No topo da lista está uma epidemia de meningite de 1974 em São Paulo, ainda contabilizada pela ONU como o maior desastre natural do País.
O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.
Para combater o assoreamento, a melhor medida é trabalhar na sua prevenção, contendo os processos erosivos em áreas situadas próximas às drenagens, além de impor barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente sobre elas.
É preciso também alertar a população ribeirinha sobre como fazer o descarte correto do lixo - desde os pequenos itens como materiais plásticos, até móveis e eletrodomésticos. Caso esses matérias sejam descartados de forma incorreta também irão parar no fundo dos rios.
O que pode acontecer com um rio que recebe muita terra?
Um rio em processo de assoreamento pode provocar alagamentos ao receber um grande volume de água da chuva, além de ter a qualidade da sua água prejudicada, causando desequilíbrio ao ecossistema por onde percorre.
Pode ocorrer por motivos naturais ou como consequência de ações humanas. Em uma propriedade rural, por exemplo, é comum o assoreamento de nascentes, rios, córregos, açudes, como resultado da erosão laminar, na qual apenas as partículas mais finas são carregadas pela água da chuva.
O combate ao assoreamento só é totalmente efetivo mediante trabalhos preventivos que visem conter o desmatamento tanto na margem dos cursos d'água, onde ocorre a erosão fluvial (ver esquema abaixo), como na bacia hidrográfica como um todo, de modo a atenuar a quantidade de sedimentos produzidos em períodos chuvosos.
Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
Assoreamento é o processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele pela água das chuvas, que retira esse material por erosão de regiões desmatadas, próximas (margens) ou distantes (via afluentes).
O plantio de árvores é uma forma eficaz de aumentar a cobertura vegetal e reduzir a erosão do solo. Construção de barreiras naturais: Pântanos, vegetação ripária e outras formas de barreiras naturais podem ajudar a reduzir a quantidade de sedimentos que entram nos corpos de água.
Quando a ação humana retira parte da vegetação, a erosão vem com mais força, levando parte da margem para dentro do rio, acumulando sedimentos no seu leito. O assoreamento pode causar a seca de vários cursos d'água, pois reduz a profundidade e, com o passar dos anos, causa a perda da biodiversidade aquática.
Vale destacar que o sucesso da despoluição do Tietê e de outros rios só é possível graças aos esforços maciços dos governantes e da ajuda da população. Sendo assim, ao chegar em um local poluído, evite agravar o problema!
É possível despoluir um rio completamente? A despoluição é realmente possível, de forma que 100% das impurezas dos rios sejam removidas? Bom, em grande parte, é possível despoluir os rios, sim. Em um rio há vários tipos de “impurezas”: as resultantes de ações antrópicas e as naturais.
Porto Alegre: enchente de 1941 durou 22 dias e deixou 70 mil desabrigados. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 425 cidades e mudaram a vida de quase 1,5 milhão de pessoas no estado.