Uma máscara de sub-rede, também conhecida como subnet mask ou netmask, é um número de 32 bits usado em um IP para separar a parte correspondente à rede pública, à sub-rede e aos hosts. Os números de rede e de host para as classes A, B e C a partir de seu IP.
O que é uma máscara de sub-rede? Uma máscara de sub-rede é como um endereço de IP, mas apenas para uso interno dentro de uma rede. Os roteadores usam máscaras de sub-rede para encaminhar pacotes de dados para o lugar certo. As máscaras de sub-rede não são indicadas dentro dos pacotes de dados que atravessam a internet.
Pressione as teclas do Logotipo do Windows + a letra X no teclado e, na lista, clique em Prompt de comando. Na janela de Prompt de comando, digite IPCONFIG e, em seguida, pressione a tecla ENTER.
As máscaras de sub-rede são usadas ao se criar uma sub-rede, ou seja, ao dividir uma rede em redes menores. Ao ajustar a máscara de sub-rede, você pode definir o número de endereços IP disponíveis em uma rede. Por exemplo, uma máscara de sub-rede comum para redes residenciais é 255.255.255.0 .
Na janela de Prompt de comando, digite IPCONFIG e, em seguida, pressione a tecla Enter. O atual Endereço IP, Máscara de sub-rede, Gateway padrão, servidor DNS Primário e informações de configuração adicionais serão exibidas.
O que são a máscara de rede e sub-rede e como afetam o endereço IP!?
O que a máscara de sub-rede identifica?
Essa máscara que identifica qual parte do endereço pertence a rede e qual parte ao host. Para dividir essa rede, nós podemos “dividir” essa máscara. Para isso, podemos usar valores diferentes entre 0 ou 255 . Quando fazemos isso, damos o nome de sub-rede.
Você não pode alterar a máscara de sub-rede do escopo DHCP diretamente, é necessário eliminar o escopo DHCP primeiro, em seguida, recriar o escopo com nova sub-rede, mas isso vai levar muito tempo e um grande esforço manual.
Esse /32 indica a máscara de rede, que te ajuda a identificar se duas máquinas estão na mesma rede. Se o IP for 192.168.10.80/24, significa que para que uma outra máquina esteja na sua rede ela precisa ter IP começado com 192.168.10, pois o /24 indica quais bits são usados para identificar a rede.
No painel de navegação, escolha Sub-redes. Escolha Criar sub-rede. Em ID da PC escolha a VPC para a sub-rede. (Opcional) Em Subnet name (Nome da sub-rede), insira um nome para a sub-rede.
Quando um dispositivo envia um pacote de dados para outro dispositivo em uma rede, o roteador verifica o endereço IP de destino e determina se o dispositivo está na mesma rede ou em um subnet diferente. Se o dispositivo estiver na mesma rede, o roteador encaminha o pacote diretamente para o dispositivo de destino.
Use o comando ifconfig para confirmar se o endereço IP e a máscara de rede estão corretos. Chame ifconfig com o nome da interface de rede que deseja examinar. Se a interface não for ativada, substitua o cabo da interface e tente novamente. Se ela ainda falhar, use o comando diag para verificar o dispositivo.
O gateway padrão é uma sequência numérica que identifica as conexões entre dispositivos dentro de uma rede, permitindo que troquem informações entre si. Neste sentido, o gateway do seu roteador é a rota de comunicação para a Internet.
Digite nessa tela o seguinte comando: ipconfig ou ipconfig /all. Você terá o retorno de diversos dados sobre a rede onde seu dispositivo está conectado, busque a parte onde há informações sobre a interface pela qual se dá a sua conexão, seja ela wi-fi ou ethernet.
O gateway organiza a troca de informações entre um equipamento (notebook, smartphone, etc) e a internet. Naturalmente, o dispositivo é utilizado também para prover recursos de segurança. Afinal, há um maior controle das informações que entram e saem da rede interna.
Por exemplo, uma máscara de rede de 255.255.255.0 (que é comumente usada em redes locais) tem 24 bits para hosts e 8 bits para sub-redes. Isso significa que o número total de sub-redes possíveis seria 2 elevado a 8, ou 256 sub-redes.
A notação CIDR é, de fato, apenas a abreviação para a máscara de sub-rede, representando o número de bits disponíveis do endereço IP. Por exemplo, o /24 em 192.168.0.101/24 é equivalente ao endereço IP 192.168.0.101 e à máscara de sub-rede 255.255.255.0 .
A maioria dos roteadores usa um dos seguintes endereços IP de roteador: 192.168. 0.1 ou apenas 192.168. Abaixo, mais alguns exemplos de IP comum por marca de roteador.
Um IP dinâmico é um endereço atribuído automaticamente por um servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Ao contrário de um endereço IP estático, o IP dinâmico pode mudar periodicamente.
Ele é chamado de uma máscara de sub-rede porque ele é usado para identificar o endereço de rede de um endereço IP por perfoming uma operação de bit a passo e na máscara de netmask. Uma máscara de sub-rede é um número de 32-bit que mascara um endereço IP e divide o endereço IP em endereço de rede e endereço de host.
O protocolo DHCP é um protocolo de cliente/servidor que fornece automaticamente um host IP (Protocolo de Internet) com seu endereço IP e outras informações de configuração relacionadas, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.
A máscara de rede padrão acompanha a classe do endereço IP: num endereço de classe A, a máscara será 255.0.0.0, indicando que o primeiro octeto se refere à rede e os três últimos ao host.
Como saber se um endereço IP é público ou privado?
Você pode verificar se o endereço IP aparece no intervalo de endereços IP privados ou públicos. Todos os endereços IP privados começam com 10, 172 ou 192, embora alguns endereços IP públicos também comecem com 172 e 192.
Um endereço IP CIDR acrescenta um valor de sufixo informando o número de bits do prefixo do endereço de rede a um endereço IP normal. Por exemplo, 192.0.2.0/24 é um endereço CIDR IPv4 em que os primeiros 24 bits, ou 192.0.2, são o endereço da rede.