O paralitico de Cafarnaum, estava doente por causa do pecado e foi primeiramente perdoado, em seguida curado da paralisia. Foi quando desceu pelo telhado, como um grão de trigo caindo em terra, morrendo para o mundo e escolhendo viver para Deus que recebeu libertação.
Por que Jesus perdoou os pecados do paralítico de Cafarnaum?
Jesus quer nos perdoar assim como esse paralítico precisava ser perdoado. Precisamos ser libertos do cativeiro da morte e do pecado. Somente após isso, o Senhor pode nos curar das nossas dificuldades e debilidades! O perdão é o ponto de partida para a cura.
O que aprendemos com a história do paralítico de Cafarnaum?
Ele sempre estava ao lado dos excluídos, acolhendo e curando-os, mostrando que Deus jamais excluiria alguém por suas diferenças, enfermidades, condição social, origem ou qualquer outra característica. Ao curar aquele paralítico, Cristo mostrou a todos que estava sob a autoridade e o poder de Deus.
O que aprendemos com o paralítico que desceu pelo telhado?
Imagine a alegria que devem ter sentido quando olharam do alto do telhado e viram o amigo pegar a cama e sair andando! Esta é outra lição: Seja o tipo de amigo que leva as pessoas a Cristo. Aqueles amigos eram corajosos, persistentes e até mesmo criativos.
4 LIÇÕES A CURA DE UM PARALÍTICO EM CAFARNAUM MENSAGEM QUE EDIFICA
Por que Deus curou o paralítico?
Esta foi a surpresa dos fariseus e inteligentes de qual poder tenha sido concedido aos homens. Jesus recebeu este poder. Deus confere sua autoridade a Jesus “na terra”, por isso ele curou o paralítico: teus pecados estão perdoados.
Como era a vida de um paralítico nos tempos de Jesus?
Mal alimentadas, mal alojadas, as pessoas enfraqueciam e caminhavam lentamente para a morte. O paralítico é sinal de miséria, de doença e de morte. É sinal de que o sistema do puro e do impuro, mantido pelo Templo de Jerusalém e pela Lei, não pode libertar e dar vida.
Porque Jesus perguntou ao paralítico se ele queria ser curado?
Dentre tantos enfermos, Jesus vê um homem paralítico, que era a maquete do desespero. Jesus sabia que ele estava nessa condição deplorável há muito tempo. Então, Jesus perguntou-lhe: “Queres ser curado?” (Jo 5.6).
De quem era a casa em que Jesus curou o paralítico de Cafarnaum?
Assim, em Cafarnaum Jesus opera muitos milagres, dentre os quais destacarei a cura de um paralitico descrita nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Aconteceu na casa de Simão Pedro.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O que impressionou Jesus na história do paralítico?
Ao ver tamanha fé, Jesus disse ao Paralítico: “Homem os teus pecados estão perdoados”. Jesus age de forma intencional, não só apenas para curar mais para mudar todos os aspectos da vida daquele homem.
O que a Bíblia fala sobre o paralítico de Cafarnaum?
Jesus curando o paralítico em Cafarnaum é um dos milagres de Jesus, relatado nos evangelhos sinóticos em Mateus 9:1–8, Marcos 2:1–12 e Lucas 5:17–26. É neste episódio que Jesus diz uma de suas mais famosas frases, Levanta-te e anda!. Mosaico no nártex externo da Igreja de Chora, em Istambul.
O que podemos aprender com a história do paralítico de Cafarnaum?
Na cura do paralítico, encontramos uma clara declaração de prioridades que deve ser reafirmada na vida de cada seguidor do Senhor Jesus. A chegada desse homem e seus amigos ofereceu uma oportunidade para Jesus ensinar o que realmente importa e como devemos ordenar nossos objetivos.
quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca. Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava.
Note, porém, que Jesus o manda pegar a cama, mas para que ele precisava da cama se já estava curado? Afinal era onde ele esperava a cura à beira da piscina e agora ele já estava curado. Levar a sua cama significa carregar e aceitar a sua história.
Porque o paralítico de Cafarnaum ficou paralítico?
Neste lugar, conduziram um paralítico, trazido por quatro amigos. E este, não podendo se aproximar dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e fizeram um buraco nele, baixando o leito em que jazia o paralítico.
Quantos anos o paralítico esperou para ser curado?
A Bíblia relata no capítulo 5, do livro de João (versículos 1 ao 9) que havia um paralítico em Betesda, o qual durante 38 anos esperou para ser curado da sua enfermidade.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Como eram tratados os paralíticos no tempo de Jesus?
Na Judeia antiga, no tempo de Jesus Cristo, o destino das pessoas que tinham qualquer deficiência era esmolar para conseguir sobreviver. Os cegos, os amputados e paralíticos, pelas mais variadas causas, acabavam expostos pelos caminhos, nas ruas e praças públicas.
Jesus demonstrou Sua capacidade de curar pessoas física e espiritualmente, curando um homem paralítico e perdoando seus pecados. Esta lição pode ajudar a aumentar sua compreensão de que o Salvador pode curar todos os tipos de enfermidades.
“Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2:5). O mundo bíblico considerava a enfermidade como punição do pecado. Jesus sabia o que o paralítico pensava e aliviou-lhe a mente perdoando os pecados dele.
De quem era a casa em que Jesus estava em Cafarnaum?
A Casa de Pedro (ou melhor, Casa da Sogra de Pedro) é uma parada obrigatória na antiga vila de Naum. Não apenas ali teria vivido o apóstolo e primeiro papa da Igreja Católica, mas o próprio Jesus Cristo!