Essa história começa com as nações indígenas que viviam no Pampa Gaúcho, os Charruas e Minuanos. O Gaúcho é fruto da mistura de povos com base Indígena, pois tem fortes heranças culturais desses povos como, por exemplo, o hábito de tomar chimarrão.
O primeiro clube gaúcho que se dedicou inteiramente à prática do futebol, foi o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, sendo atualmente reconhecido como o mais antigo clube do Brasil dedicado ao futebol em atividade, já que clubes fundados anteriormente eram na origem dedicados ...
“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.
Primeiro Gol de Ronaldinho Gaúcho pela Seleção(Olha o que ele fez!)
Como é o verdadeiro gaúcho?
Um gaúcho é um cavaleiro habilidoso, reputado por ser corajoso e indisciplinado. A figura do gaúcho é um símbolo popular da Argentina, Paraguai, Uruguai, Rio Grande do Sul no Brasil, parte sul da Bolívia, e sul da Patagônia chilena.
Se bem entendi, na época das colônias espanholas, “huaso” era o trabalhador rural, quase em uma relação de servidão com o dono da fazenda. A cultura gaúcha tem má fama de ser machista e especista (exploradora dos animais).
Mais da metade (52%) dos gaúchos tem uma ancestral indígena, 37% são descendentes de europeus e apenas 11% de africanos. Ante essa característica, Andrea e Maria Cátira voltaram a atenção para o componente indígena dos gaúchos.
Para o escritor Aurélio Porto, a palavra teria vindo de 'gachu' do tupi que significa 'cantar triste', juntada com 'chê', que quer dizer 'homem'. Para Bueno, o nome surgiu a partir da palavra 'quechua', que se transformou em 'uguachu', dando origem a 'Guacho', finalmente chegando a 'gaúcho'.
Inaugurado em 1931, no bairro Menino Deus, seria palco de muitas glórias e da ascensão colorada a maior clube do sul do Brasil. A inauguração foi emblemática: vitória por 3 a 0 sobre o maior rival.
O Grêmio é o clube gaúcho mais vencedor da competição, com cinco conquistas, nos anos de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016, ao superar nas decisões Sport, Ceará, Flamengo, Corinthians e Atlético Mineiro, respectivamente, além de quatro vice-campeonatos.
Quem já falou com um gaúcho, provavelmente já ouviu essa expressão. “Bah!” é umas das gírias gaúchas que é usada para quase tudo: dependendo da entonação, vai de reprovação a surpresa, de rejeição a alegria extrema.
Ronaldo de Assis Moreira (Porto Alegre, 21 de março de 1980), mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista ou ponta-esquerda, amplamente reconhecido como um dos mais talentosos da história.
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”
Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos, libaneses e indígenas, em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.
Qual a descendência das pessoas do Rio Grande do Sul?
Porém, existem imigrantes de outras origens, mas que representam uma minoria, como os espanhóis, poloneses, russos, judeus, árabes, japoneses, argentinos e uruguaios. Devido à origem européia da população, 84,7% das pessoas são brancas, os negros representam 5,2%, os pardos 10,4% e os amarelos 0,4%.
Outra definição: “são todas as pessoas que cultuam as tradições do folclore gaúcho por esse Brasil afora”. Muitos dizem que “ser gaúcho é quem nasceu no Rio Grande do Sul, ou no sul do Brasil, ou até mesmo no sul da América”.
Todas as regiões têm um sotaque próprio e uma espécie de musicalidade na fala. Com os gaúchos, não é diferente. Por aqui, temos a mania de falar o início das palavras de forma mais rápida e arrastar um pouco a pronúncia das vogais no meio ou no fim. Essa dinâmica é que dá essa impressão da fala cantada.
estável, previsível, equilibrado, com boa disposição e, em geral, se sente bem consigo mesmo. sempre de bom humor, confiante, adora novidades, vai atrás do que quer até conquistar e tem forte tendência à liderança.
Pelotas também é das pessoas LGBTQIA+, mesmo que nem todos os momentos delas aqui sejam os mais felizes. Alguns espaços da cidade continuam a excluí-las e a noite se faz aliada, passam a ser o palco da vida, da arte e da história LGBTQIA+.
A teoria mais aceita é que o termo tenha origem no quéchua (família de línguas originária dos Andes centrais) "huachu", que significa órfão ou vagabundo. Os colonizadores espanhóis adulteraram o termo, passando a se referir aos órfãos como "guachos" e aos vagabundos como gaúchos.
A denominação dos habitantes naturais do município é curitibanos, topônimo de uma cidade homônima localizada no estado vizinho de Santa Catarina, fundada por moradores de Curitiba.
O gaúcho é resultado da miscigenação de portugueses, espanhóis, africanos, alemães, italianos com o índio da terra. Mas esse grupo não sabia como mostrar suas raízes históricas, seus costumes nativos, sua maneira de ser.