Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.
O IMEI é um número único que identifica cada dispositivo móvel. Com o rastreamento por IMEI, é possível localizar um celular em tempo real, mesmo que o chip tenha sido trocado.
COMO RASTREAR O IPHONE PELO IMEI - PERGUNTAS SOBRE RASTREAMENTO - RASTREAR O IPHONE PELO ICLOUD
Como não ser rastreado pelo IMEI?
Rastrear o telefone pelo IMEI não é impossível, mas é inviável; Você pode instalar um programa de monitoramento persistente no Android, mas isso pode ser contornado, fragiliza o sistema e, portanto, não é recomendado.
Dá para rastrear um celular roubado desligado? Sim, mas não são todos os celulares que oferecem esse recurso. A Apple, por exemplo, mantém modelos a partir do iPhone 12 localizáveis mesmo após desligados. No caso do Android, essa tecnologia aparece em alguns dispositivos, como a linha Google Pixel 8.
Encontre seus aparelhos mesmo se estiverem desconectados ou desligados. Se o aparelho perdido não puder se conectar à internet ou estiver com pouca ou sem bateria, o app Buscar ainda consegue ajudar no rastreamento usando a rede do app Buscar.
É que, quando se registra o IMEI (número de identificação do aparelho), a polícia pode encontrar seu telefone se ele for roubado, devolvendo-o para você. Funciona assim: depois que você se cadastra, a SDS fica com os seus dados e os do celular registrados no sistema.
Já para os usuários do iOS, o caminho também é acessar o Apple ID por qualquer navegador. Depois de iniciar a sua sessão, role a página até achar “Dispositivos”. Para ver tanto o número de série quanto o IMEI, é só selecionar o aparelho que você está procurando.
No app Buscar (ou Buscar Dispositivos no Apple Watch), selecione seu iPhone ou iPad perdido. Role para baixo até "Marcar como Perdido" (ou Modo Perdido) e selecione Ativar (no Apple Watch, ative o Modo Perdido). Siga as etapas na tela se quiser exibir suas informações de contato no dispositivo perdido.
Acesse a página da Anatel. No fim da página, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Digite o número do IMEI no campo destinado. Aperte em “Consultar” para verificar se há algum registro de impedimento no aparelho.
Basta acessar google.com/android/find e fazer login com a mesma conta Google vinculada ao smartphone. Depois, toque no ícone com uma engrenagem, localizado acima do nome do celular, para acessar o número do IMEI. Com esse número em mãos, você pode contactar sua operadora e solicitar o bloqueio do aparelho.
Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.
Quando estiver usando o siteiCloud.com/find, você não conseguirá ver a localização do dispositivo se ele estiver desligado, a bateria estiver descarregada ou tiverem passado mais de 24 horas desde que a última localização foi enviada para a Apple.
Com o código de IMEI em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado ou furtado, perdido ou extraviado, possibilita que a Polícia Militar tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e, com o uso de aplicativos, rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por pessoas indevidas ...
Na realidade, com o número do IMEI a polícia consegue sim te rastrear, mas precisaria de uma justificativa legal para isso. No caso que você descreveu, foi só para verificar se era roubado ou não.
Todos os celulares, seja iPhone ou Android, podem ser rastreados sem um chip ou serviço de rede. Ainda assim, eles precisarão ter uma conexão Wi-Fi segura ou um hotspot móvel para que o rastreamento seja preciso.
Em caso de perda ou roubo do celular, é um passo obrigatório bloquear o IMEI. A partir daí, o aparelho se torna inútil para as redes de telefonia móvel. Ou seja, não consegue fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou usar os dados móveis.
Para iniciar o processo, você pode ir fisicamente a uma loja mais próxima de sua operadora, ou em alguns casos, iniciar o procedimento online. Depois de concluído todo o processo de comprovação do aparelho, as empresas têm até 72 horas para desbloquear o IMEI após a solicitação do usuário.
Abra o seu navegador e acesse: icloud.com. Faça login com o seu e-mail e senha da ID Apple para buscar o aparelho perdido. Clique em “Buscar iPhone” para acessar a ferramenta. Abra a lista de dispositivos e selecione o aparelho que você deseja rastrear.