William Carey (Northamptonshire, 17 de agosto de 1761 – Calcutá, 9 de junho de 1834) foi um missionário batista inglês, conhecido como o "pai das missões modernas." Carey foi um dos fundadores da Sociedade Missionária Batista de Londres, na Inglaterra.
Os Discípulos/Apóstolos. Os evangelhos relataram que Jesus convocou os seus discípulos da forma como Deus tinha chamado os tradicionais profetas de Israel para a sua missão. Os primeiros seguidores foram pescadores da região do Mar da Galileia e habitualmente eram chamadods aos pares.
O Apóstolo Paulo, um grande missionário, foi enviado aos gentios. Após sua conversão à Igreja, passou o resto da vida pregando-lhes o evangelho. Durante sua missão, houve ocasiões em que foi açoitado, apedrejado e aprisionado. Ainda assim, continuou a pregar o evangelho (ver Atos 23:10–12; 26).
Qual foi a primeira igreja que Deus deixou no mundo?
Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Entre os que receberam o anúncio naquela manhã estava Lídia, uma comerciante de púrpura que segundo o Livro dos Atos, teve seu coração aberto pelo próprio Senhor para ouvir o discurso de Paulo. Lídia foi batizada naquele mesmo dia com toda a sua casa, tornando-se uma evangelizadora.
Miriã, irmã de Moisés, foi considerada a primeira mulher na bíblia a ser chamada de profetiza. Quando pequena, na sua esperteza, acompanhou o cesto onde foi colocado o seu irmão até o momento do mesmo ser encontrado pela princesa que, acolhendo-o, ajudou-o na vida e fez dele um grande homem.
Nem prostituta, nem esposa de Jesus: Maria Madalena foi a principal testemunha da Ressurreição e “uma líder feminina que entendeu a missão de Jesus melhor do que os discípulos homens”.
Este fato fez com que a igreja em Antioquia da Síria fosse conhecida como a primeira agência missionária, ou o primeiro centro de missões de todos os tempos. Seu exemplo como base missionária favoreceu o avanço da Igreja Primitiva para alcançar os outros povos e foi também a primeira igreja enviadora (At. 13.
Em resumo, seguir a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) e os exemplos que Ele nos deixou, amar a Deus sobre todas as coisas (Mt 6:33) e ao próximo (Mc 12:33) constitui o verdadeiro Cristianismo, a religião deixada por Jesus como uma bênção para nossas vidas.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
A expressão "única igreja verdadeira" refere-se a uma posição eclesiológica, que afirma que Jesus deu sua autoridade na Grande Comissão apenas à uma igreja institucional cristã visível em particular - o que comumente se chama de denominação.
Jesus Cristo é o maior exemplo de missionário de que temos noticia, assim será observando sua vida que teremos as respostas para nossas indagações com respeito a missões, e o modelo de como fazer missões.
Alem das escrituras, pouco se sabe a respeito desses cristãos da primeira geração. O apostolo Paulo indiscutivelmente mantém o lugar de maior missionário da historia da igreja primitiva. Na palavras de Kenneth Scott Latourette, “ ele foi ao mesmo tempo, o protótipo, o modelo e a inspiração de milhares de sucessores”.
Os missionários do Novo Testamento, como Pedro e Paulo, trabalharam para preservar os ensinamentos de Jesus Cristo. Mesmo assim, com o tempo, o mundo caiu em apostasia. Deus restaurou o evangelho por intermédio do Profeta Joseph Smith.
Qual foi o primeiro missionário do Antigo Testamento?
A obra missionária iniciada por Adão foi sendo disseminada pelos seus descendentes a ponto de Noé ter sido alcançado. A obra da graça de Deus foi tão poderosa na vida daquele homem que Deus se agradou dele, pois as Escrituras nos revelam que Noé andava com Deus.
Billy Graham pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer outro pregador da história ao redor do mundo. De acordo com a sua equipe, a partir de 1993, mais de 2,5 milhões de pessoas tinham dado "um passo à frente em suas cruzadas para receber Jesus Cristo como seu Salvador pessoal".