O primeiro motor a combustão interna foi construído pelo mecânico alemão Lenoir, em 1860, e tinha a potência de 1 cv, trabalhando com gás de iluminação.
CECIL (1821) desenvolveu um motor de combustão que trabalhava com a mistura de ar e hidrogênio, que foi realmente o primeiro motor a funcionar com sucesso. JEAN ETIENNE LENOIR (1852) partindo dos princípios de CECIL (1821), começou a trabalhar no projeto de construção de um motor.
1860: O belga Étienne Lenoir (1822–1900) produziu um motor de combustão interna a gás, semelhante em aparência a um motor a vapor de ação dupla horizontal, com cilindros, pistões, bielas e volante, no qual o gás essencialmente substituía o vapor. Este foi o primeiro motor de combustão interna a ser produzido em série.
Os primeiros motores de explosão e de quatro tempos foram construídos por Nikolaus August Otto a partir de 1862, constituídos de cilindros em linha. Esse tipo de motor equipa hoje grande parte dos automóveis modernos movidos à gasolina, álcool e mais recentemente, GNV (Gás Natural Veicular).
O primeiro automóvel movido a gasolina foi patenteado pelo engenheiro Karl Benz em 1886, já Rudolf Diesel, apresentou e registrou o primeiro modelo com motor diesel em 1893. No final do século XIX, nos Estados Unidos foi patenteado o primeiro motor movido a GNV Gás Natural Veicular.
Coube ao francês León Lavasseur ser o pai do motor V8. Mas não só. Afinal, ele criou uma série de motores dispostos por cilindros, seja em modelos V8, V12, e até mesmo V32, todos arrefecidos a ar ou à água. Porém, ainda faltava um elemento fundamental para caracterizá-los tais quais eles são hoje.
Assim, um motor de 4 cilindros com 2 litros, significa que cada cilindro tem um volume de 500 ml. Na prática mesmo, o que importa é saber que quanto maior for a capacidade cúbica do motor, em tese, mais potência ele terá.
Benz Patent-Motorwagen, considerado o primeiro carro do mundo. O ano de 1886 é considerado o ano de nascimento do automóvel moderno — com o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor alemão Karl Benz.
O pistão hidráulico foi inventado no século XVIII pelo físico Denis Papin. Na época, ele conseguiu mudar todo conceito de peças hidráulicas e pneumáticas e isso foi feito na Universidade de Harvard.
Não há um consenso sobre qual foi o primeiro carro brasileiro. O primeiro a sair de linha foi o Romi-Isetta, mas por ter três rodas, muitos não o consideram um carro, Dizem, então, ser a perua DKW Vemag, já que ss dois começaram a ser fabricados em 1956.
Ouça o texto abaixo! Engenheiro e inventor alemão nascido em Paris, França, filho de pais alemães, que, especializado na construção de máquinas, inventou (1889) e patenteou (1892), o motor de combustão interna, o motor Diesel.
Em janeiro de 1886, o engenheiro alemão Karl Benz patenteou a Benz-Patent Motorwagen, um carro com motor monocilíndrico movido a gasolina. Benz é considerado, por muitos, o inventor do carro moderno, sua empresa posteriormente se tornou a respeitada Mercedes-Benz.
O De Dion Bouton Et Trapardoux Dos-A-Dos Steam Runabout 1884, o carro mais antigo do mundo de que se tem notícia -e que trocou de mãos em 2011 por US$4.6 milhões num leilão da RM Auctions- ainda circula, e bem, nos dias de hoje. O De Dion foi leiloado em 7 de outubro de 2011, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O primeiro passo para a produção do Fusca foi dado há 84 anos. No dia 22 de junho de 1934, o contrato de produção do carro foi fechado pelo projetista Ferdinand Porsche (1875-1951) com o governo alemão. Adolf Hitler (1889-1945), que acabara de assumir o poder, desejava que um carro barato chegasse às ruas.
O título de primeiro carro do mundo, na verdade, pertence à invenção do austríaco Siegfried Marcus, datada de 1870. Ele era bastante rústico, mas contava com um motor movido a combustão interna, o que basta para caracterizá-lo como o primeiro carro do mundo.
Cc é abreviação para centímetros cúbicos, que se refere à cilindrada do motor. Pela cilindrada você sabe a soma do volume interno dos cilindros, que pode ser expressa em cm3 (ou polegadas cúbicas) ou em litros. Para ilustrar, um carro 1.0 tem motor de 1.0 l ou 1000 cm3.
Um embrião 3CC ou 4CC é um blastocisto que evoluiu até um estágio adequado, mas tem uma classificação visual subjetiva não muito boa… Mas isso não prediz sua genética e capacidade de sobreviver ao processo de seleção natural.
Já a história da palavra “gasolina” é mais curiosa: ela data de 1865 – o nome original eragasolene – e derivou de “gás”, um termo que foi cunhado pelo cientista belga Jan van Helmont (1577-1644).