O testemunho de Enoque Tão pouco é mencionado sobre esse homem de fé, apenas alguns versos, mas por causa do testemunho que Enoque teve, quase todo cristão sabe seu nome. Ele “andou com Deus” e “agradou a Deus”.
O termo "maior" refere-se ao tamanho do livro e não a importância do profeta. Os profetas maiores listados em ordem são: Isaías. Jeremias e Lamentações.
No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.
QUEM FOI MICAÍAS NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO PROFETA QUE PROFETIZOU CONTRA O REI ACABE
Qual foi o profeta que Deus matou?
26 E ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à boca do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta.
Ele veio fazer a ligação do Antigo ao Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus Cristo. O perfil de João é marcado pela humildade. Não quis ser confundido com o Messias Jesus.
De fato, para sermos mais precisos, deveríamos dizer que o grande predileto de Deus, o único Filho aos Seus olhos, é Jesus. Cada um de nós, ao entrar em comunhão com Ele, participa desse favoritismo.
Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus. Quando nossa fé está firmada na promessa de Deus, mesmo no meio de dificuldades e impossibilidades aos olhos humanos, somos impelidos a persistir ainda mais na força e no poder de Deus.
Quando pensamos em lamento na Bíblia, lembramos de Jeremias. Ele, que é o autor não apenas do livro que leva o seu nome, mas também do livro de Lamentações, é muitas vezes chamado de “profeta chorão”. Afinal, dentre os profetas, ele é o que parece mais lamentar e chorar diante de Deus.
Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.
Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas. Jesus nos ensina uma maneira de combatê-los: vendo que frutos eles produzem.
O texto sobre o qual vamos refletir é Dt 34,1-12. Trata-se da morte de Moisés na terra de Moab. Moisés, o grande profeta e legislador, morreu avistando a terra prometida do alto do monte Nebo, após liderar o povo de Deus na libertação do Egito e na passagem pelo deserto.
Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!
“Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.” (Números 12.3) “Sou manso” (Jesus em Mateus 11.29) O grande profeta da antiga aliança e o grande profeta da nova aliança são mansos.
Antes de tudo, Jonas, «um teimoso que quer ensinar a Deus o modo como as coisas devem ser feitas». De facto, «quando o Senhor o enviou a pregar a conversão à cidade de Nínive», ele partiu «de navio na direção oposta». Isto é: «Fugia da missão que Deus lhe confiara e entregara».
Ele é conhecido por ser o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé. Em outras partes da Bíblia, Matusalém é mencionado nas genealogias de 1.