Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade.
A aliança tem um formato circular, redondo, que simboliza a eternidade, o infinito, porque o círculo não tem princípio nem fim, “é para sempre” ou “até que a morte os separe” no mundo mortal. Porque alianças são feitas em ouro?
o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.
A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
O arco-íris traz em si vários significados da aliança com Deus. O símbolo é sinal de esperança. Logo após toda tempestade, Deus nos lembra de sua fidelidade eterna ao seu pacto de nos proteger. O arco-íris também reúne todas as cores.
A ARCA DA ALIANÇA: DESCUBRA O QUE ERA A ARCA DA ALIANÇA E QUAL O SIGNIFICADO
Qual foi o sinal da aliança de Deus com Moisés?
É um sinal permanente da minha aliança com o meu povo, porque o SENHOR fez os céus e a terra em seis dias, e no sétimo dia ele descansou' ”. Quando ele acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas em pedra, escritas pelo dedo de Deus!
Este é o sinal da aliança que você e seus descendentes devem guardar: todo indivíduo do sexo masculino entre vocês deve ser circuncidado. Cortem a carne do prepúcio como sinal da aliança entre mim e vocês. Todo menino deve ser circuncidado no oitavo dia depois do nascimento, de geração em geração.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Gênesis 9:13-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Coloquei o arco-íris nas nuvens. Ele é o sinal da minha aliança com toda a terra. Quando eu enviar nuvens sobre a terra, nelas aparecerá o arco-íris, e eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos.
Qual o significado da aliança no mundo espiritual?
É a representação do elo entre o material e o espiritual, entre o corpóreo e o sentimental. Duas vidas unidas, em amor e cumplicidade, compartilhando alegrias e tristezas.
Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal.
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
A aliança que Deus fez com Noé é um evento importante descrito na Bíblia, mais especificamente no livro de Gênesis. Segundo a narrativa, Deus decidiu destruir a humanidade por causa da sua maldade, mas escolheu Noé para construir uma arca e salvar sua família e um par de cada espécie de animal.
A aliança da graça é o começo da graça redentora de Deus, à qual Adão respondeu com fé chamando sua esposa de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos (3:20).
A palavra “aliança” vem do latim e é uma derivação da palavra “alligare”, que significa “compor” ou “ligar-se”. Bérith quer dizer “aliança” em hebraico e significa “compromisso” ou “pacto”.
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.
Ao longo da história, identificamos muitas oportunidades em que Deus se mostrou para os homens e convidou-os para estabelecer com Ele uma aliança que demonstrasse os Seus propósitos em relação à sua criatura. Essas alianças representam cada um dos pactos que, segundo as escrituras sagradas, Deus fez com os homens.
Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.
Qual foi a promessa que Deus fez com sua parte da aliança?
A aliança de Deus com Abraão prometeu-lhe uma família de bênçãos para toda a terra, de modo que, tão numerosas quanto as estrelas, “assim será a tua descendência” (Gn 15: 5).