Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. O pico de som gerado pela erupção do vulcão Krakatoa está muito acima do limite sonoro humano para dor, que é de 130 decibéis.
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga, na ilha de Tonga, em janeiro deste ano, provocou o som mais alto já ouvido no planeta em 139 anos. A explosão superou a de outro vulcão, o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. As informações são de um estudo publicado em 12 de maio por pesquisadores da Universidade da Califórnia.
A explosão principal, que ocorreu na manhã de 27 de agosto, foi descrita como “o som mais alto já ouvido na Terra”. A intensidade foi tamanha que sua onda de choque circundou o globo pelo menos três vezes, conforme registrado por barômetros em várias partes do mundo.
Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. A erupção ocorrida liberou uma força equivalente a 200 megatoneladas. Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis.
O som mais alto do universo definitivamente vem de fusões de buracos negros. Nesse caso, o “som” sai em ondas gravitacionais e não em ondas sonoras comuns.
Mostre que um grito comum tem um nível de 100 dBPWL. Mostre, ademais, que se tivéssemos adotado ( como se faz em alguns países ) o Wo = 10 -12 watt então tal grito teria 90 dBPWL.
Ou seja, há sons mais baixos que isso, mas não conseguimos ouvi-los. Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.
É que o som vinha de além do horizonte: 3,5 mil quilômetros além. Era a erupção mais devastadora do Krakatoa, o vulcão na Indonésia. O som viajou por quase três horas na atmosfera até chegar aos ouvidos dos pastores australianos, e foi parido numa explosão de 200 megatons (13 mil bombas de Hiroshima).
O som mais irritante de todos é o do chororô de criança – aquelas reclamações manhosas dos pequenos, sugere um estudo feito por psicólogos das Universidades de SUNY e Clark, nos EUA.
Atribui-se o título de som mais intenso de toda a história à erupção do vulcão Krakatoa, que ocorreu no dia 27 de agosto de 1883, na Indonésia. Relatos da época indicam que o som pôde ser ouvido a mais de 3500 km de distância, na Austrália. Mesmo nessa distância, o som ouvido foi compatível com o disparo de um rifle.
Foi um berro. Em outubro de 2000, a professora inglesa Jill Drake conseguiu dar um berro que atingiu 129 decibéis, barulho equivalente ao de uma britadeira esburacandoo asfalto! Essa marca aparece até hoje registrada no Guinness, o “livro dos recordes”.
No dia 26 de agosto de 1883, a ilha desapareceu quando o vulcão homônimo, no monte Perboewatan (supostamente extinto) entrou em erupção. É considerada a 2ª erupção vulcânica mais fatal da história e a 6ª maior erupção do mundo. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil vítimas fatais.
O motorola edge e o motorola edge+ elevam a experiência do entretenimento móvel com o som estéreo mais alto que você já ouviu! Os alto-falantes estéreo mais potentes do mercado¹ produzem a saída de áudio de áudio mais poderosa de um smartphone, com clareza e intensidade sem igual.
De acordo com o Art. 1º, da Resolução 204/2006 CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o limite de altura no som do carro não pode ultrapassar a faixa de 80 decibéis ao considerar uma medição a pelo menos 7 metros de distância.
As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.
O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel. A intensidade I de um som pode ser percebida com precisão, e está relacionada com a quantidade de energia sonora recebida por segundo a partir da fonte de som.
Por outro lado, os disparos de armas de fogo, em rajadas consecutivas ou mesmo disparos repetitivos, são ruídos de alto impacto porque possuem intensidades que variam até 100 dB para o ruído de impacto e acima de 140dB para o ruído de impulso.
até 55 decibéis para o período das 7h às 20h (diurno); até 50 decibéis para o período das 20h às 7h (noturno); Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até as 9h.
Existe um nível considerado tolerável para não danificar a audição dos seres humanos e esse nível não pode exceder 85 dB (decibéis). Ruídos que beiram os 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo.
O Krakatoa é um dos vulcões mais famosos da história devido à sua erupção catastrófica em 1883. Localizado entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, o Krakatoa entrou em erupção de forma espetacular, produzindo o som mais alto já registrado na história moderna.