Tuba. A tuba é o mais recente instrumento dessa lista. Ela surgiu em meados do século XIX e desde que foi criada já ganhou um lugar ao Sol nas orquestras sinfônicas.
Os historiadores não sabem ao certo quando a música surgiu na humanidade, mas consideram que o primeiro instrumento musical inventado foi a flauta - a mais antiga delas, encontrada por arqueólogos na Alemanha, provavelmente foi produzida há quase 82 mil anos.
Arqueólogos na Alemanha afirmam ter encontrado instrumento musical mais antigo do mundo. Uma flauta entalhada no osso da asa de uma águia. A descoberta revela que o homem da idade da pedra, famoso por suas habilidades de caça, também gostava de música.
ESSE É O PRIMEIRO INSTRUMENTO INVENTADO! E A MÚSICA? | N.E.S
Qual é o instrumento mais difícil de se tocar?
O instrumento musical mais difícil de tocar é, sem dúvida, o violino. O violino é um instrumento de cordas que exige muita dedicação e habilidade. O violino tem quatro cordas, e tocar cada uma delas exige que o músico desenvolva habilidades específicas.
Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.
O Balafon, é um instrumento musical africano, percursor do Xilofone, é construído em madeira, possui teclas, utiliza cabaças como ressonadores e toca-se com baquetas.
O violão e o cavaquinho são os instrumentos musicais mais populares no Brasil, e eles são usados em muitos gêneros musicais. Ambos os instrumentos são versáteis, e podem ser usados para tocar acordes, ritmos e melodias. Além disso, eles também são usados como acompanhamentos para outros instrumentos.
O alemão Theobald Boehm, em 1832, inventou o sistema moderno da flauta transversal, com a introdução de chaves no instrumento (que também é usada em vários instrumentos de sopro, como o saxofone, por exemplo).
Partindo para um conceito mais moderno, a primeira música que foi gravada é a obra Au clair de la lune, música francesa de 1860. São apenas 10 segundos registrados de uma voz feminina captada em um aparelho chamado de fonoautógrafo.
As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X. Ele organizou esse sistema de notação musical, que é conhecido até hoje.
A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.
Qual é o instrumento musical mais bonito do mundo?
O eufónio parece uma tuba, mas não é. Parece um trompete, mas também não é. É da família dos instrumentos de sopro e metais graves, mas, segundo Marco Martins, tem o som mais bonito. Por isso, aprimorou-se na sua prática e agora toca-o pelo mundo inteiro.
Atualmente, o instrumento mais vendido no mundo é a gaita de boca, ou harmônica. Surpreso? Pois saiba que são vendidos, anualmente, mais de 3 milhões de harmônicas em todo o mundo.
O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.
História: Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo.
Instrumento de origem africana, foi trazido ao Brasil pelos escravos e utilizado em seus rituais religiosos e festas. Na região Nordeste, é conhecido como bantu de gonguê e muito utilizado em práticas culturais como capoeira e maracatu.
Este piano, o mais antigo que existe, é um dos três instrumentos procedentes da oficina de Bartolomeo Cristofori, que inventou o piano em 1700 na corte florentina de Médici. O exemplar do Museu, que data de 1720, ainda pode ser tocado.
Os primeiros exemplos foram construídos por Christian Frederick Martin, nos anos 1930, que inventou a primeira guitarra, que se assemelha aos violões que ainda temos hoje. À medida que a música evoluiu durante o período, os guitarristas começaram a experimentar uma variedade de instrumentos de cordas.
Podemos dizer que o primeiro contrabaixo da história surgiu no século XV, porém o instrumento como conhecemos hoje apareceu a partir da década de 1930. Em Seattle, Paul Tutmarc foi o primeiro músico a apresentar um baixo elétrico na forma como o conhecemos hoje.
O instrumento mais barato de todos é gratuito: a voz. Isso mesmo, a voz não deixa de ser um instrumento, já que a utilização correta das cordas vocais produz melodias. Fora esse, alguns dos instrumentos baratos são os básicos da percussão, como pandeiro, agogô e similares.
Flauta: A flauta é um instrumento de sopro. Seu som é reproduzido ao soprar o ar através de uma abertura no bico, uma técnica que pode levar algum tempo para aprender. A flauta é usada em vários estilos musicais e é um dos instrumentos musicais mais leves e portáteis.
Portanto, no geral, o teclado costuma ser o mais intuitivo para iniciantes, pois as teclas claramente marcadas facilitam a compreensão das notas. O violão, embora possa apresentar um desafio inicial na criação de acordes, oferece uma experiência tátil única e versatilidade em uma variedade de estilos musicais.