10 Romances de Machado de Assis: Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Mémórias Póstumas de Brás Cubas, Casa Velha, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Ressurreição foi o primeiro romance publicado por Machado de Assis, há exatos 150 anos (abril de 1872). Na divisão que se costuma fazer da obra do autor em duas fases, uma romântica e outra realista, Ressurreição pertenceria à primeira fase.
O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), do autor brasileiro Machado de Assis (1839-1908), é o mais vendido nesta 3ª feira (21. mai. 2024) na Amazon dos Estados Unidos na categoria “Literatura caribenha e latino-americana”.
Machado não era pessoalmente um indivíduo religioso, embora não fosse um materialista. é certo que conhecia a doutrina e a Escritura cristã, quando jovem fora educado pelo Padre Silveira Saramento, de quem permaneceu amigo até a vida adulta.
“Bons dias!” é um livro de crônicas do escritor realista Machado de Assis. A obra reúne textos que foram publicados na “Gazeta de Notícias” do Rio de Janeiro, em 1888 e 1889.
Se pela voz de Brás Cubas o escritor Machado de Assis afirmava que não teve filhos porque não queria transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, seu legado comprova-nos que transmitiu a todas as criaturas um sentido verdadeiramente superior de nossa condição. Mas isso não estava em seu testamento.
ON, que é uma escola on line de escrita criativa, ele sugeriu o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e eu adorei o livro e fiquei fã do autor. É um autor com humor, profundidade, pensamento.
Sobre os livros de contos, Contos Fluminenses (1872) e Histórias da Meia Noite (1873), consecutivamente, são posicionados em sua primeira fase, e Papéis Avulsos (1882), ao lado de Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1899), e Relíquias de Casa Velha (1906), na segunda.
Qual foi o último livro que Machado de Assis escreveu?
Último livro escrito por Machado de Assis. Em carta enviada a Joaquim Nabuco, Machado de Assis escrevia: “Não sei se terei tempo de dar forma e termo a um livro que medito e esboço; se puder, será certamente o último” (MACHADO, 2003, p. 285).
Qual o melhor livro para começar a ler Machado de Assis?
Para quem quer começar, a melhor compra é a antologia 50 contos de Machado de Assis, selecionados por John Gledson, publicada pela Companhia das Letras.
Machado de Assis, um dos mais notáveis escritores brasileiros, reverenciado principalmente por seus romances e contos, possui também uma extensa obra em verso. Dentre os poemas mais celebrados estão “Circulo vicioso”, “A mosca azul”, “Mundo interior” e “O corvo”, tradução de um poema de Edgar Allan Poe.
A maioria dos romances e contos de Machado de Assis está inserida em uma tradição literária conhecida pelo perfeccionismo e pela concisão da linguagem: o realismo.