Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Coloque a maçã em cima de um pires e ponha uma vela vermelha no orifício que acabou de abrir. Em seguida, derrame um pouco de mel em cima de tudo e acenda a vela, com cuidado para não se machucar. Enquanto ela queima, diga: "Que esta maçã me traga o amor e que este mel sirva de louvor para o amor".
Em geral, estas aves se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, como a facilidade de encontrar alimento e abrigo. Os pombos têm preferência por grãos e sementes mas como não tem um paladar muito exigente, comem também restos de refeição, pão e até lixo.
Azeite de Dendê: Simboliza a energia vital e a proteção dos Exus e Pombagiras. Bebida Alcoólica: Tradicionalmente utilizada para energizar e purificar o ambiente. Mel: Adoçante natural que simboliza a doçura e o acolhimento dos Exus e Pombagiras. Velas: Elemento de luz e calor, oferecido aos Exus e Pombagiras.
OBALÚWÁIYÉ - OBALUAIYÊ: Laranja, aumenta a resistência diante das doenças. Deve ser usada para equilíbrio mental. OMOLU: Cravo, protege contra doenças e acidentes. Deve ser usada para atrair bons fluidos.
Cravo: revigora, limpa e reenergiza corpo e alma; Hibisco: aumenta amor e a libido, ajuda na concentração, ajuda a liberar dos vícios como o tabagismo; Tabaco claro natural: limpeza físico-energética e pra quem quer parar de fumar, em pequena quantidade em meio a outras ervas, é um aliado.
Podemos entregar para Maria Padilha: Farofa com Dendê, que chamamos de padê (esta farofa é uma mistura de champanhe, dendê e farinha de rosca branca) Champanhe; Cigarros; Brincos; Pulseiras; Colares; Velas; Alguidar; O que será pedido vai depender da sua necessidade, às vezes basta acender uma vela em uma encruzilhada ...
São aves de origem europeia, mas são encontradas no mundo todo, com exceção das regiões polares. Alimentam-se preferencialmente de grãos e sementes, mas podem reaproveitar restos de alimentos.
Assim feito, em uma segunda-feira de Lua Crescente, ferva sete paus de canela, sete cravos-da-índia, sete lascas de gengibre, sete pétalas de rosa amarela e sete gotas de mel. Enquanto ferve, peça o que deseja para Pomba-Gira Cigana. Espere esfriar o banho e coe.
Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes.
Pois bem, a maçã também tem a energia de gerar bem-estar, acalma os nervos, tira o medo da morte, liberta o sorriso nas carinhas emburradas, gera sentimentos mais corretos e paz no lar. A maçã também tem a vibração para ativar o nosso autoamor.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.