1-Ricos em ômega 3. Exemplos: salmão e demais peixes, azeite de oliva, sementes e oleaginosas (castanhas, amêndoas, linhaça moída ou em grão), ovo. ...
Por isso, podem também ser considerados alimentos contra asma as frutas cítricas como a acerola, o limão, a laranja, o kiwi, entre outros. – Selênio: oleaginosas e cereais integrais, o selênio é um antioxidante poderosíssimo.
Além de ser uma das frutas mais consumidas do mundo, ter ótimo paladar, excelente aroma, elevado valor nutritivo e fácil de se descascar, a banana ainda pode ser usada como base para muitas receitas culinárias e medicamentos naturais, auxiliando no tratamento de várias doenças, entre elas a asma.
Os melhores tipos a fazer se você tem asma são: Natação - o ar úmido e quente em uma piscina é favorável à asma. A natação é um bom exercício cardiovascular de baixo impacto que ajuda todo o seu corpo e especialmente os músculos que você usa para respirar.
Alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais para quem tem a doença. Visitas periódicas ao médico também. Dependendo do caso, podem ser necessários tratamentos concomitantes, como, por exemplo, para ansiedade ou obesidade.
Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.
Os principais gatilhos da asma são: – ÁCAROS – organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pêlos de animais e também do mofo. Os ácaros habitam locais onde há acúmulo de poeira como: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, papéis e até animais de pêlo.
Caso haja manifestação de sintomas de alergia alimentar ao ovo de galinha, o alimento deve ser evitado para não agravar as crises de asma. Porém, se for comprovado que não há relação entre o consumo com as reações do organismo, não há problema em oferecê-lo nas refeições.
Maçã Por causa da alta quantidade de antioxidantes, em especial de quercetina, a maçã reduz significativamente o declínio da função pulmonar de ex-fumantes. Comer maçãs regularmente também promove a manutenção da saúde pulmonar e pode diminuir os riscos do surgimento de câncer de pulmão e asma.
A base do tratamento da asma persistente é o uso continuado de medicamentos com ação anti-inflamatória, também chamados controladores, sendo os corticosteroides inalatórios (bombinha) os principais. Pode-se associar também medicamentos de alívio, com efeito broncodilatador.
1º Mantenha-se calmo para ajudar a acalmar a pessoa que está tendo crise de asma. A ansiedade pode piorar os sintomas. 2º Ajude a pessoa a se sentar em uma posição mais ereta. Isso pode facilitar a respiração e reduzir a sensação de aperto no peito.
“Os principais fatores de risco são o fumo e a exposição a produtos irritantes: pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos.
Combate à asma: Antioxidantes presentes nas maçãs protegem os pulmões contra danos oxidativos, reduzindo o risco de desenvolver asma. O consumo regular diminui significativamente as chances de contrair a doença.
Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).
Sentar e inclinar-se levemente sobre uma mesa, afrouxar roupas que estiverem apertadas e buscar o medicamento ou a bombinha do paciente são algumas das dicas. Em casos mais graves, o recomendado é procurar o hospital mais próximo.
A dieta para asma deve ser saudável e variada, devendo-se priorizar a ingestão de frutas e vegetais, como espinafre, laranja e goiaba, porque são ricos em vitamina C e carotenoides, nutrientes que diminuem a inflamação, aliviando os sintomas da asma, como tosse e chiado no peito.
Corticosteroides. Os corticosteroides bloqueiam a resposta inflamatória do corpo e são excepcionalmente eficazes na redução dos sintomas de asma. Eles são a forma mais potente de medicamentos anti-inflamatórios e têm sido uma parte importante do tratamento da asma há décadas.
Muita gente associa o fato de consumir sorvete, açaí e outros alimentos congelados com o agravamento da asma. Mas isso é um mito, pois não há comprovação científica quanto à temperatura nos sintomas da doença.
Para aliviar a crise de asma é importante que a pessoa fique calma, numa posição confortável e faça uso da bombinha. Quando a bombinha não está por perto, é recomendado que seja chamada a ajuda médica. A crise de asma pode ser bastante grave, por isso, é aconselhado começar o tratamento assim que possível.