Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa.
Qual é a fruta de Iemanjá? As frutas são: mamão, laranja doce, maracujá doce. O que Iemanjá come? Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó).
A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.
Eboiá (em iorubá: Ègboìyá) ou fava de iemanjá é uma comida ritual feita com fava cozida e refogada com cebola, camarão, azeite de dendê ou azeite doce. Na falta da fava, essa mesma oferenda pode ser preparada com o milho branco todavia recebe o nome de Dibô, possuindo o mesmo valor ritual.
Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas.
FLORES e FRUTAS de cada Orixá da Umbanda - Os tipos mais oferecidos para cada orixá. RECOMENDO .
Como agradar Iemanjá longe do mar?
Nos rituais que celebram Iemanjá, a grande deusa é presenteada com objetos de beleza, como: talco, perfumes, sabonete, pó-de-arroz, pente, laços de fitas e flores. Tais presentes indicam que quem os recebe, além de feminina, é vaidosa.
Como cultuar Iemanjá em casa? Uma das formas que se pode homenagear Iemanjá em casa é construir um pequeno altar. Para isso, você pode utilizar um pano azul ou branco – as cores que representam a Rainha do Mar – para forrar a superfície.
Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.
Por isso, para nós brasileiros, os peixes de Yemojá são os eja òkun (os peixes do mar). A Senhora das fontes dos rios e cachoeiras, Òsun é a Àyaba que governa os eja's dùn omi (peixes de água doce).
A divindade gosta, em geral, de pratos à base de arroz e de milho, como arroz doce e canjica cozida no leite de coco. Outras opções são a cocada mole e o manjar de coco com calda de ameixa ou de pêssegos.
Veja como se conectar com a divindade para atrair prosperidade, proteção, amor e paz. Em 2 de fevereiro, é comemorado o dia de Iemanjá e, para homenageá-la, muitas pessoas fazem uma oração a ela. Além disso, diversas religiões aproveitam para agradecer à padroeira dos pescadores e pedir suas bênçãos.
Iemanjá tem como principais cores o azul claro, o branco e o prata. As três cores, que estão quase sempre presentes em suas vestimentas e em seus adornos, representam todo seu mistério (associado ao fundo do mar) e também à sua vaidade.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa. Elas são consideradas funfun, que em iorubá seria "comidas brancas".
Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.
Em nome da fé, saudamos Iemanjá, pedindo sua orientação e proteção em nossos caminhos. Que a fé na rainha do mar nos conceda a coragem necessária para enfrentar os desafios da vida. Com fé e devoção, mergulhamos nas águas sagradas de Iemanjá, buscando renovação espiritual.
1. Simpatia para pedir saúde e proteção. A simpatia para pedir saúde, invocando a proteção da entidade, é simples: agrade-a com um vaso de flores ou rosas brancas. Em um dia de sábado, pegue o vaso com as rosas e coloque na mesa da cozinha ou sala, ofereça essas rosas à Iemanjá e peça saúde a todos que moram na casa.
No caso de Iemanjá, protetora dos oceanos e dos pescadores, peixes e frutos do mar fazem parte do menu votivo. Iemanjá também tem predileção por pratos à base de arroz e uma refeição de milho branco cozido e bem temperado com azeite de dendê, cebola e camarões.
Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo. Irritada e triste, Iemanjá resolveu largar o marido e ir atrás da felicidade.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.
Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.
Iemanjá: orixá do mar que representa a força feminina, rege o sábado. Sua data de comemoração no ano é 2 de fevereiro. Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Pegue uma nota de um real, coloque na mão direita e dirija-se ao mar. Entre na água e mergulhe a nota nas ondas pedindo: "Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar, faça com que este dinheiro se multiplique, assim como se multiplicam os peixinhos do seu reino sagrado".