Mas, uma fruta pouco conhecida e também repleta de qualidades é o ingá. O fruto do ingazeiro tem o formato parecido com uma vagem, mas quem o julga apenas por isso, está perdendo uma polpa extremamente nutritiva e adocicada.
O fruto é um ingá da espécie Inga laurina, também chamado popularmente de ingá-branco, ingá-chichica, ingá-mirim, ingaí, ingá-da-praia, ingá-lagarta, ingá-cururu, ingá-pequeno, ingá-feijão e ingá-chichi. Pertence à Leguminosae (Fabaceae), cuja família possui cerca de 20 mil espécies.
Ingá é o fruto da ingazeira, planta da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a lagos e rios. Suas sementes, envolvidas por uma sarcotesta branca, fibrosa e adocicada, são revestidas por uma vagem verde e grande, que pode chegar a medir 1 m de comprimento.
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
O fruto é uma vagem verde comprida e retorcida, de cerca de 300g em média, composta por várias sementes envoltas por uma polpa branca aveludada e agradavelmente adocicada. Há registros de vagens de até 2 metros de comprimento, mas o comum é algo entre cinquenta centímetros e um metro.
E SÓ FAZER O MEU MARIDO 😮 quer comer tudo sozinho, vagem refogada ele adora
Como é a fruta jatoba?
Seus frutos são em forma de vagens arredondadas, de cor escura, com sementes envolvidas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e aroma característicos (ALMEIDA, 1998a; ANDERSEN; ANDERSEN, 1988 citado por SILVA et al., 2001a).
A polpa do ingá pode ser consumida ao natural, ou usada em preparações como sucos, bolos, mousses e vitaminas. Além disso, o ingá também pode ser usado para fins medicinais, no preparo de chás ou cataplasmas.
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”.
O Jambo ou Jambolão é uma espécie exótica, originária da Ásia e quando foi introduzida no Brasil, ganhou muito destaque principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos seus frutos de cores avermelhadas. Nome popular: Jambolão, jambo, joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (Bahia) ou guapê (Paraná).
Conhecida pelo seu fruto parecido com uma vagem e o consumo igual aos grãos de feijão, a fava é uma leguminosa rica em propriedades medicinais e pode ser consumida tanto por humanos como por animais!
Existem vários tipos de vagem. As vagens do tipo manteiga (achatadas) alcançam de 21 cm a 23 cm de comprimento e 1,5 m a 2,0 de largura e são de cor verde-clara; as vagens do tipo macarrão (arredondadas) alcançam de 15 cm e 17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1 cm e são de cor verde-clara.
O tamarindo é uma fruta originária da África com poder antioxidante e anti-inflamatório. Sua polpa apresenta vitamina A, C e E, além de fibras e minerais. Muitas vezes confundido com um legume devido a aparência semelhante a uma vagem, o tamarindo tem efeito laxativo e diurético.
Aproveitamento alimentar: o ingá-banana possui frutos multisseminados com tegumento seminal comestível, de sabor doce, agradável, sendo consumidos in natura (RAGONESE; MARTINEZ CROVETTO, 1947).
Características: O Araçá Amarelo é uma espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 – 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento.
Gabiroba e araçá são frutas parecidas por fora. Muitos confundem! Porém a planta é bem diferente! As frutas por dentro são assim: o araçá se parece com goiaba e a gabiroba com jabuticaba!
A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces.
O Butiá é o fruto de uma palmeira conhecida como butiazeiro, e suas variedades estão espalhadas em diferentes partes da América do Sul. No Brasil, são encontradas 20 espécies nativas, das quais dez são exclusivas do país.
Mas, uma fruta pouco conhecida e também repleta de qualidades é o ingá. O fruto do ingazeiro tem o formato parecido com uma vagem, mas quem o julga apenas por isso, está perdendo uma polpa extremamente nutritiva e adocicada.
O Oiti, com nome científico de Moquilea tomentosa, é uma fruta de clima tropical e que pode ser encontrada nos estados da região norte e nordeste do Brasil. Também conhecida como goiti e manga-da-praia, foi introduzida para oferecer arborização urbana, podendo chegar a 15 metros de altura.
O jatobá (jataí ou pão-de-ló-de-mico*), encontrado do Piauí ao norte do Paraná, é um fruto comestível, sob a forma de baga, conhecido botanicamente como uma leguminosa. Típico do Cerrado, é rico em minerais, como fósforo e cálcio (três vezes maior que o cálcio presente no leite de vaca).
Dez frutos do cerrado com expressiva produção foram selecionados, sendo: pequi, bocaiuva, mangaba, cagaita, baru, murici, mama-cadela, buriti, araticum e guabiroba.