O R-32 é um gás refrigerante que tem sido utilizado em aparelhos de ar condicionado nos últimos anos devido às suas características favoráveis. Ele tem um potencial de aquecimento global menor do que o R-410A, além de ser mais eficiente energeticamente.
O R410A possui um GWP relativamente alto, em torno de 2.088, enquanto o R32 possui um GWP mais baixo, cerca de 675. Isso significa que o R32 tem um impacto ambiental menor em termos de aquecimento global. Eficiência Energética: O R32 é considerado um refrigerante mais eficiente em termos de desempenho energético.
O R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.
Ao contrário do R-22, o R-410A trabalha a pressões muito superiores e exclusivamente com óleo sintético POE. A grande vantagem do R-410A é a sua elevada capacidade de refrigeração, que pode ser superior em 50% à do R-22.
🤔 A resposta é NÃO! Por mais que o fluido R410A possua R32 em sua composição (R32 50% e R125 50%) ele é um fluído Blend que compõem de duas ou mais fluídos em sua fórmula.
Ar Condicionado com Gás R410A x R32 - Entenda a Diferença
Pode completar a carga de gás 410?
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Refrigerant 410A e que a carga seja feita na fase líquida.
A inalação ou contato com o material pode irritar ou provocar queimaduras na pele e olhos. O fogo pode produzir gases irritantes, corrosivos ou tóxicos. Os vapores podem provocar tonturas ou asfixia.
Já o gás R-410A, conhecido como Gás Ecológico, veio para substituir o gás R-22. Sua composição química não possui substâncias a base de cloro, por tanto não é prejudicial a camada de ozônio. Também não é inflamável e nem tóxico, tornando-se mais seguro para uso doméstico e comercial.
Saber qual é o gás do ar-condicionado é interessante, pois permite determinar a eficácia e o consumo de energia do aparelho. Por exemplo, o R-407C é mais econômico em relação ao consumo de energia elétrica quando comparado com outros gases, o que pode representar uma economia significativa na conta de luz.
Ou seja, seu tempo de duração é indeterminado, então você não precisa se preocupar com o fim do estoque. Teoricamente, a quantidade de gás que vem com o ar-condicionado deve ser suficiente para atender à demanda de refrigeração durante toda a vida útil do aparelho.
Os gases mais comuns utilizados para refrigerar o ar são o R-22 e o R-410a. Eles se transformam em líquido e depois, novamente, em gás dentro do sistema do seu aparelho. Porém, essa transformação não faz com que eles evaporem. Ou seja, o gás do ar-condicionado não deveria acabar nunca.
Sim, o fluido R32 pode ser completado, pois é um gás puro. Para realizar o procedimento, é necessário identificar e corrigir o vazamento de gás. Além disso, é importante realizar o superaquecimento no equipamento para efetuar a carga de gás.
O R32 tem uma eficiência energética maior que o R410A, requer menos volume de refrigerante por cada kW, ou seja, tem uma densidade muito menor, o que requer menos refrigerante. 4. O R410A não é um fluido inflamável. O R32 é um fluido de baixa inflamabilidade e toxicidade, classe 2L.
Quantos kg de gás vai no ar condicionado split 12000?
Splits: Para sistemas Split de ar-condicionado, a quantidade de R-32 usada geralmente fica na faixa de 500g a 1,5kg para um sistema de 7.000 a 12.000 BTUs, e cerca de 1,6kg a 1,8 kg para sistemas de 18.000 a 24.000 BTUs.
No Brasil, o primeiro ar-condicionado com R-32 foi lançado pela Daikin. Desde então, já é utilizado em aparelhos dos tipos Split e Portátil da Hisense, Portátil da Gree, Piso Teto e Cassete da Fujitsu.
Pode ser gerado gás tóxico se o gás refrigerante vazar no ambiente e entrar em contato com uma fonte de calor, tal como um aquecedor, estufa ou fogão. Ao instalar ou mudar o ar condicionado de lugar, não deixe nenhuma outra substância além do R32, tal como o ar, entrar no circuito do refrigerante.
O R-410A é a opção mais comum atualmente, por ser eficiente e sustentável. Entretanto, o R-32 e o R-290 são opções ainda mais sustentáveis e eficientes, mas devem ser utilizados com cuidado devido aos riscos de inflamabilidade.
O R32 tem um GWP cerca de um terço menor do que o R410A, que é um gás amplamente utilizado em sistemas de ar condicionado atualmente. Além disso, o R32 tem uma eficiência energética maior, o que significa que ele pode ajudar a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.
O R32 é uma escolha popular devido à sua disponibilidade, desempenho e eficiência, mas o R454B e o R452B também oferecem conveniência e, potencialmente, baixos custos de qualificação do sistema. Outras alternativas também estão entrando no mercado.
Além disso, tenha atenção especial com o gás refrigerante ecológico (R410A), porque ele exerce uma pressão cerca de três 3 vezes maior dentro do sistema quando comparado aos outros tipos de gases. Assim, é recomendado tomar cuidado para não forçar o compressor na hora de recolher o gás refrigerante.
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado residencial?
Muitas pessoas se perguntam quanto tempo o gás do ar-condicionado realmente dura. Isso pode variar dependendo do uso do aparelho e da manutenção realizada. Sem vazamentos, o gás pode permanecer eficaz por mais de dez anos, mantendo o ar-condicionado funcionando de forma eficiente.