O R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.
O gás freon 12 é o responsável pela produção de frio nos congeladores, ele circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador).
Como um substituto direto do sistema com R410A, o R32 tem cerca de 10% a mais de capacidade. Como resultado, um novo sistema construído para o R32 fornecerá maior capacidade de resfriamento ou exigirá compressores de deslocamento menores para atingir a mesma capacidade.
Ao contrário do R-22, o R-410A trabalha a pressões muito superiores e exclusivamente com óleo sintético POE. A grande vantagem do R-410A é a sua elevada capacidade de refrigeração, que pode ser superior em 50% à do R-22.
O gás Freon-12 foi descoberto no ano de 1931 pelo cientista Thomas Midgely Jr. Tal gás surpreendeu pelas suas incríveis propriedades criogênicas e passou a ser a alternativa ideal para a produção de frio.
FLUIDOS REFRIGERANTES - REFRIGERAÇÃO DE SUCESSO - KM MULTI CURSOS
Qual a diferença do gás r600 para o r134?
No processo de compressão, o R600a alcança um nível de eficiência maior do que o R134a. Isso significa que o compressor se torna mais eficiente energeticamente. Além disso, o fluido refrigerante R134a é sintético e não é facilmente decomposto no meio ambiente. Já o R600a é um refrigerante natural.
Os resultados dos testes de abaixamento de temperatura mostram que o equipamento com carga de gás R-290 obteve melhor performance de tempo em relação ao gás R-134a, alcançando temperatura de congelamento da água do reservatório com 25 minutos de antecedência e o tempo de pull down, com 32 minutos de antecedência.
A pressão padrão de R410a tem uma temperatura de ponto de bolha de -51,6 ° C e um deslizamento de temperatura de transição de fase inferior a 0,2 ° C. É uma mistura quase azeotrópica e suas propriedades termodinâmicas são muito próximas àquelas de um único fluido de trabalho.
Já o gás R-410A, conhecido como Gás Ecológico, veio para substituir o gás R-22. Sua composição química não possui substâncias a base de cloro, por tanto não é prejudicial a camada de ozônio. Também não é inflamável e nem tóxico, tornando-se mais seguro para uso doméstico e comercial.
A resposta é NÃO! Por mais que o fluido R410A possua R32 em sua composição (R32 50% e R125 50%) ele é um fluído Blend que compõem de duas ou mais fluídos em sua fórmula. No caso do R32 ele é um fluido natural então sempre devemos nos atentar para não cometermos estes erros.
R410A e óleo mineral não são mutuamente miscíveis. O sistema de ar condicionado R410A misturado com óleo mineral (para R22) causará a deterioração do óleo de refrigeração e a hidrólise para formar sais metálicos.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Refrigerant 410A e que a carga seja feita na fase líquida.
O R32 destaca-se por seu menor potencial de aquecimento global (GWP) em comparação ao R410A, tornando-o uma opção mais ecológica. Sua capacidade de eficiência energética superior também significa que os sistemas de ar-condicionado que o utilizam podem consumir menos energia para uma refrigeração eficaz.
A inalação ou contato com o material pode irritar ou provocar queimaduras na pele e olhos. O fogo pode produzir gases irritantes, corrosivos ou tóxicos. Os vapores podem provocar tonturas ou asfixia.
O R410a é um gás refrigerante usado em ar-condicionado e em aparelhos refrigeração. Sua mistura é resultado de dois gases: difluorometano (também conhecido como R32) e pentafluoroetano (também conhecido como R125). Eles são usados em proporções específicas para que o resultado seja o R410A.
O gás R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi. A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 K (-196,15 °C) e é um fluido criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1,4.
O R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.
Termostato: confira se o termostato está funcionando, ou seja, se responde aos comandos e se você escuta barulhos quando muda a temperatura da geladeira. Barulhos estranhos: quando o gás está vazando ou em quantidade baixa, podem haver ruídos incomuns, como chiados e estalos vindos da geladeira.