Dialogal / Conversacional Caracteriza-se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.
Como dissemos, a conversação não pode ser vista como um tipo de texto compondo uma tipologia juntamente com descrição, dissertação, injunção e narração, porque estes tipos compõem a conversação.
DIÁLOGO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OU ORAL QUE ENVOLVE A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS. É UMA ESTRUTURA EM QUE OS PARTICIPANTES INTERAGEM, EXPRESSANDO SEUS PONTOS DE VISTA, OPINIÕES, IDEIAS E ARGUMENTOS.
Qual é o gênero textual de uma conversa de Whatsapp?
I - Como muitas dos outros gêneros originários das novas tecnologias, o Whatsapp permite que o usuário possa produzir textos narrativos, explicativos e injuntivos em forma de texto escrito e oral.
Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.
A notícia é um gênero textual que veicula um acontecimento real para o grande público ou para os leitores assinantes de determinado jornal. Ela pertence ao grupo de textos que relatam e, por isso, organiza-se de uma maneira própria ao tipo: apresenta tempo, espaço, personagens e fatos.
O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.
Diálogo vem do grego, diálogos, e significa “por intermédio da palavra”, ou simplesmente “conversa”. Portanto, é uma importante ferramenta para marcar, de forma direta, sem a interferência absoluta do narrador, as vozes das personagens que compõem a obra.
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.
Quais são os 5 tipos textuais e suas características?
Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação. Enredo - o que é e como as coisas aconteceram.
Os textos narrativos são aqueles que se caracterizam estruturalmente pela narração de acontecimentos reais ou ficcionais. Nos textos desse tipo, são narrados acontecimentos, histórias ou situações, fictícias ou verídicas, em ordem cronológica ou não.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.
Qual é a diferença entre gêneros e tipos textuais?
Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade, produzido pela interação entre duas pessoas: o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (que pode ser mais de um), quem responde às perguntas.