O que acontece se eu não movimentar a conta corrente?
ENCERRAMENTO POR INICIATIVA DO BANCO Após 90 dias sem movimentar a conta, o banco deverá emitir comu- nicado ao consumidor alertando-o para o fato, bem como avisá-lo que após 6 meses de inatividade a conta poderá ser encerrada.
Na conta corrente inativa, sem lançamentos ou movimentação pelo cliente, presume-se a inexistência de prestação de serviços. Por consequência, a instituição financeira não poderá cobrar tarifas, pois caracteriza prática abusiva a cobrança de serviços não prestados.
Caso a conta não seja movimentada pelo cliente por mais de 90 dias, o banco deverá comunicar a situação ao correntista, alertando-o de que a tarifa de manutenção continua incidindo sobre a conta e avisando que, se o período de inatividade chegar a seis meses, ela poderá ser encerrada.
Se não houver pedido formal de encerramento, mesmo que não tenha fundos e não seja movimentada, a conta é considerada ativa pelo banco, que continua cobrando tarifas. Essa cobrança gera um saldo negativo, que aumenta progressivamente e sobre o qual incidem juros.
O que acontece se eu não usar minha conta corrente?
A falta de movimentação da conta corrente equivale ao seu encerramento. Se isso ocorrer, portanto, não se autoriza o lançamento de tarifas e encargos que justifiquem a existência de saldo negativo, mesmo sem o encerramento formal da conta.
Quanto tempo uma conta corrente pode ficar sem movimento?
Após o 6º mês, mesmo com a omissão do consumidor e ainda que a conta não tenha sido encerrada automaticamente, não poderá haver cobrança de nenhuma tarifa ou encargo. Os bancos são obrigados a encerrar contas de depósitos na ocorrência de irregularidade grave nas informações prestadas pelo correntista.
Sou obrigado a pagar manutenção de conta corrente?
Sou obrigado a pagar a taxa de manutenção de conta? Não necessariamente. Antigamente, para ter uma conta corrente em qualquer banco era preciso pagar uma tarifa de manutenção para garantir que a conta continuasse funcionando. Hoje isso mudou, e o consumidor pode ter uma conta bancária sem nenhum custo.
Entretanto, para encerrar a conta, o consumidor deve quitar todos os débitos que tem para com o banco. Além disso, é recomendado, por cautela, que o cliente solicite documento que comprove que pediu o encerramento da conta.
O que acontece se eu não colocar dinheiro na conta corrente?
Embora muitos brasileiros acreditem que ter dinheiro parado na conta corrente é interessante, essa não é uma prática indicada. Ter dinheiro parado na conta representa, na verdade, uma perda. Pois, mesmo se for pequena, a inflação reduz o poder de compra daquele recurso ao longo do tempo.
É possível cancelar a conta corrente e ficar só com a conta salário?
de Conta Corrente
Isso vale, também, para conta vinculada ao salário, no caso de eventual desligamento da empresa. A conta corrente pode ser encerrada tanto pelo banco quanto por você. Seja qual for a situação, caberá ao banco prestar todas as informações e a você seguir os procedimentos necessários.
A falta de movimentação da conta corrente equivale ao seu encerramento. Se isso ocorrer, portanto, não se autoriza o lançamento de tarifas e encargos que justifiquem a existência de saldo negativo, mesmo sem o encerramento formal da conta.
Após 5 anos, o consumidor pode até não ser mais cobrado pela dívida na Justiça, mas é muito provável que também não conseguirá manter boas relações comerciais com aquele credor, seja ele um banco ou uma loja, por exemplo.
Precisa ir na agência para fechar uma conta corrente?
Para encerrar a conta, o cliente deve apresentar ao banco uma solicitação de encerramento de conta em qualquer canal de atendimento (inclusive eletrônico, se houver), exceto canal de telefonia por voz. A norma do BC garante ao cliente solicitar o encerramento pelo mesmo canal usado para abrir a conta.
É possível cancelar conta corrente com saldo negativo?
Nesse sentido, destacaram que, de acordo com o artigo 12 da Resolução Bacen 2.747/2000, o encerramento de uma conta bancária deve ser feito através de um termo escrito, momento em que será verificada a existência de saldo negativo ou positivo, para que finalmente a conta possa ser encerrada.
A qualquer tempo pode o consumidor solicitar o encerramento de sua conta corrente, devendo, entretanto, formalizar tal pedido por escrito, seja por meio de formulário fornecido pelo próprio banco, ou solicitada por documento de redação própria, datado e assinado.
É melhor deixar o dinheiro na poupança ou na conta corrente?
Portanto, uma conta-corrente que rende 100% do CDI reflete praticamente a taxa Selic do período. Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, por exemplo, a conta-corrente renderia mais do que a poupança, considerando que a poupança estaria rendendo 0,5% ao mês mais a TR.
O que acontece se você não fechar uma conta corrente?
De acordo com a lei, os bancos são obrigados a enviar um aviso aos clientes quando a conta fica inativa por 90 dias. Após seis meses, eles não podem mais cobrar taxas sobre o saldo devedor. É responsabilidade do banco decidir se irá encerrar a conta inativa ou não.
É correto o banco cobrar taxa de manutenção de conta corrente?
“As tarifas de contas podem ser cobradas se estiverem previstas no contrato ou se o cliente as autorizar ou solicitar previamente e, claro, somente se o serviço tiver sido efetivamente prestado”, diz nota divulgada pelo governo federal em seu site. Porém, o banco não pode cobrar qualquer tarifa de seus clientes.
Consumidor tem direito a conta bancária sem cobrança de taxas; alerta Procon Tocantins. A resolução nº 3.919/2010 estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BACEN) determina que o consumidor tenha o direito de utilizar contas de serviços básicos, sem cobrança de tarifas.
O que acontece se não tiver dinheiro na conta corrente?
Caso você faça compras e não tenha saldo suficiente em sua conta corrente para o pagamento ela ficará negativa e, consequentemente, sujeita a encargos.
Os bancos costumam oferecer pacotes para conta-corrente e os clientes pagam uma mensalidade que varia de 10 até 100 reais, o valor varia de banco para banco.