Grama batatais (Paspalum notatum cv. Embora apresente certa pilosidade que causa coceira, é uma das gramas mais utilizadas para jardim, sendo considerada uma das melhores opções.
Esse tipo de alergia é comum e pode ocorrer pela inalação de pólen de gramíneas ou, em algumas pessoas, pela exposição direta da pele à grama. Curiosamente, a alergia a gramíneas também pode estar associada à síndrome do pólen da fruta, resultando em alergias alimentares a tomates, batatas e pêssegos.
As pessoas sensibilizadas à grama bermuda geralmente apresentam sintomas de rinite alérgica (febre do feno), que afeta o nariz, os olhos e a garganta. Além disso, o pólen das gramíneas pode desencadear ou piorar os sintomas da asma.
Urtiga. A urtiga tem uma espécie de pelinho nas folhas. Estes elementos liberam compostos que, em contato com a pele, causam coceira. Além da vontade de coçar, é possível sentir uma queimação na área que entrou em contato com a planta.
A coceira no corpo pode ser desencadeada por diversas razões, incluindo reações alérgicas, ressecamento da pele, picadas de insetos, doenças de pele, estresse e até mesmo condições médicas subjacentes. Cada um desses fatores pode desencadear uma resposta inflamatória na pele, levando à sensação de coceira.
O prurido pode ser leve e tolerável, mas pode também causar privação do sono, fadiga, sintomas depressivos e até ideias suicidas. A coceira tende a ter maior intensidade no período noturno. Ela habitualmente é generalizada, mas pode ter distribuição específica nos membros, palmas e plantas dos pés.
“De acordo com diversos estudos ao longo dos anos, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar diversos problemas de pele, principalmente a dermatite atópica.
Algumas famílias de plantas têm a capacidade de provocar dermatites irritativas. Pertencem a esta família a Euphorbia milli (coroa-de-cristo), a Euphorbia pulcherrima (bico-de-papagaio), a Euphorbia tirucali (avelós), a Euphorbia cutinoides (assacuí), a Euphorbia cyparissias (erva-da-verruga) (Figura 1).
Então, o que é pólen, exatamente? Em termos técnicos, é o agente fertilizador masculino de plantas, árvores, gramíneas e ervas daninhas que têm flores. Em termos não técnicos, é o material amarelo em pó que cobre seu carro durante a primavera.
Qual é o melhor antialérgico para coceira no corpo?
CLARITIN® pertenece a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo.
Algumas pessoas apresentam também alergia na pele, por exemplo se tiverem alergia às gramíneas e tocarem em relva ficam com manchas na pele e prurido (comichão); esta situação denomina-se urticária de contacto alérgica, mas não é muito frequente.
A palavra urticária é derivada do nome de uma planta (urtiga) muito comum no Brasil. O nome científico em latim chama-se urtica urens. Quando a pele toca nas folhas dessa planta, ocorre uma vermelhidão e coceira local, pois as folhas têm pelos que liberam uma substância irritante.
Os anti-histamínicos administrados por via oral podem aliviar a coceira. Loção de calamina ou loções com agentes de resfriamento, como mentol e cânfora, podem ajudar a controlar a coceira.
Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.
Um número muito grande de plantas pode desencadear quadros de coceira após contato direto com a pele, principalmente nas pessoas alérgicas. A inflamação, em geral, restringe-se às áreas de contato com as plantas, mas podem ocorrer sintomas como falta de ar, náuseas e vômitos.
Noutras latitudes, as principais árvores produtoras de pólen alergénico são outras, por exemplo, no centro e norte da Europa, são a Bétula, o Amieiro e a Aveleira.
Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.
Mas o que faz esta planta causar danos aos que a toca? Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor.
Coceiras que não cessam podem ser um sinal de doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até psicológicas. Dependendo da causa, a coceira por vir sozinha ou acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas.
Assim, como consequência do excesso de vitamina do complexo B circulante, é possível notar o aparecimento de alguns sintomas, como formigamento dos pés e das mãos, coceira e vermelhidão da pele, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas e desequilíbrio e dificuldade para dormir, por exemplo.