A grama esmeralda é uma das mais utilizadas nos jardins brasileiros e caracteriza-se pelas folhas finas e estreitas. Ela é indicada em regiões com clima mais quente, pois tem boa tolerância ao sol e à seca e não precisa de muita água para se desenvolver.
Outras adaptaram-se a condições de menor incidência luminosa, como é o caso da grama Santo Agostinho e São Carlos, mas na verdade todas as gramas gostam de sol pleno. Esta tolerância ao sol ou sombra está muito relacionada a altura de poda recomendada e a qual devemos praticar nas distintas espécies.
A versão batatais está entre os tipos de grama com baixa manutenção. A grama do tipo batatais ou Mato Grosso é o contrário do tipo São Carlos, pois tem folhas bem finas.
A variedade Axonopus sp, dentre as disponíveis no mercado é que mais resiste as condições de menor luminosidade. Esse tipo de grama é bastante conhecida como São Carlos, também pode ser chamada de grama tapete, grama sempre verde e grama curitibana.
Dos tipos de grama, a coreana é esteticamente a mais bonita e suas folhas são muito macias. Por estes motivos esta grama é indicada para os jardins orientais ou aqueles de desenhos delicados, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos.
A grama Esmeralda é a mais usada do Brasil. Apesar de ser relativamente recente no Brasil, a versão esmeralda está entre os tipos de grama mais populares. Por conta de suas qualidades, ocupa o primeiro lugar entre as mais usadas.
Quem mora perto da praia deve escolher a grama Santo Agostinho. Ela é indicada para jardins domésticos porque tem boa resistência ao solo com minerais e é bastante resistente. Isso leva a menos preocupações com pragas ou ervas-daninhas, por exemplo.
Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.
Quando você rastela a grama e deixou a grama com as folhas baixas vai aparecer muitos micro espaços entre eles e isso faz com que a grama de tempo suficiente para as ervas daninhas proliferarem pois a semente que por ventura estiver ali receberá a luz do sol e crescer rápido, com as folhas ali isso não será possível.
Ao falar em grama resistente, não dá para não citar a São Carlos. Ela tem folhas largas e pequenas, o que facilita a poda e a manutenção, em geral. Em relação à proteção, resiste bem às doenças e ervas daninhas, além de se adaptar à meia sombra.
Além de possuir atributos como maciez e folhas pequenas, a grama esmeralda também é destaque por ser resistente ao pisoteio e pela capacidade de formar um extenso tapete devido à facilidade de entrelaçamento dos estolões, denominação dada aos caules rasteiros que crescem e dão origem a novas plantas.
O ideal é optar por plantas mais resistentes, que tenham caules e folhas firmes. Sugestões: fênix, ráfis e cica (palmeiras), pleomele e buxinho (arbustos), tumbérgia (trepadeira).
De acordo com isso, algumas gramas disponíveis no mercado são a Grama São Carlos, que se adaptam tanto ao sol pleno quanto a locais de meia sombra e possuem resistência média a pisoteios. A grama São Carlos Plus, que difere da primeira pelo fato de ser altamente resistente as pisadas.
Em 1999, a NASA estimou que produzir um grama de anti-hidrogénio, uma forma de antimatéria, custaria cerca de 57,4 biliões de euros por grama – um valor confirmado em 2017 pelo físico Steven Farmer no seu livro “Strange Chemistry“.
Grama-preço-m2*: A grama mais barata vendida por m2 é vendida a partir de R$ 4,75 mais frete para sua localidade, correspondente à grama Esmeralda. A grama mais cara é a grama Coreana, que sai por até R$ 10,50 o m2.
A grama Bermuda é a grama para campo de futebol mais utilizada nos últimos tempos, por apresentar, como suas principais características, folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso. É indicada também para áreas esportivas para a prática de polo, golfe, tênis, entre outras.
Quanto tempo demora para crescer a grama esmeralda?
Em média, é necessário aguardar cerca de 4 semanas até que os primeiros resultados apareçam. Normalmente, o aspecto final é obtido no encerramento do segundo mês.
Um jardim com seixos e móveis, como bancos, cadeiras, sofás e mesas de centro podem combinar bastante, oferecendo um ambiente aconchegante para passar o seu tempo, seja sozinho ou com companhia. Além disso, é uma alternativa para proteger o solo com a ausência da grama.
A grama sintética é uma solução eficaz para esses problemas. Ela é resistente a manchas, durável e possui drenagem, tornando-a ideal para uso em garagens.
A Grama Pensacola é uma gramínea de rara rusticidade adapta-se a diferentes tipos de solos e climas, mas recomenda-se cultivá-la em solos profundos e férteis. Vegeta desde o nível do mar até 2.500 metros de altitude.