O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
Por que a Guiana Francesa não faz parte do Brasil?
Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul.
Ex-colônia britânica, a Guiana herdou a disputa por Essequibo depois que a Sentença Arbitral de Paris concedeu a soberania da área ao Reino Unido em 1899, do qual se tornou independente em 1966.
Guiana Inglesa ou Guiana Britânica (em inglês: British Guiana) era uma colônia britânica na costa do norte da América do Sul, agora independente (dentro do Commonwealth) e conhecida como República da Guiana.
2Um caso interessante é o da Guiana francesa, território francês – e portanto parte da União européia- encravado na América do sul, entre países com os quais sempre teve poucos laços econômicos e políticos.
A Guiana se localiza na mesma parte do continente americano que outros grandes territórios como o Brasil, o Chile e a Argentina, o que explica, em parte, porque este pequeno país passa quase despercebido na América do Sul.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
A motivação dessa disputa, que remonta a décadas de embate entre os dois países sul-americanos e envolve até mesmo os Estados Unidos, tem como principal objetivo o controle de uma das maiores reservas de petróleo conhecidas no mundo.
A Guiana Essequiba (também conhecida como Território Essequibo ou, na Venezuela, Zona em Disputa) é um território do Planalto das Guianas, compreendido entre o rio Cuyúni e o rio Essequibo, que apresenta uma extensão territorial de 159 500 km², o qual faz parte atualmente da República Cooperativa da Guiana, mas cuja ...
De acordo com a legislação venezuelana, no entanto, a chamada Guiana Essequiba deverá eleger seus primeiros parlamentares a partir de 2025. No campo diplomático, no entanto, já houve reações da Guiana.
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela.
A língua portuguesa tem uma grande e crescente presença nesse território, devido a dois fatores, a Guiana Francesa fazer fronteira com o Brasil e principalmente pelo grande número de imigrantes brasileiros residindo nesse departamento ultramarino francês, a maioria deles trabalham na mineração de ouro, em 2008 já havia ...
Dom João VI, em retaliação às invasões napoleônicas, ocupou a Guiana Francesa. Posteriormente, através de um acordo, o Brasil devolveu essa região aos franceses.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
Apesar da Guiana ser um país extremamente multilíngue, o inglês é a única língua oficial desse país, que é o único país sul-americano a ter o inglês como língua oficial.
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.
A região é conhecida na Venezuela como Guiana Essequiba, ou simplesmente, Essequibo, e aparece atualmente nos mapas oficiais do país como “Zona en Reclamación”, ou seja, um território que está sendo reivindicado.
Território era parte da Venezuela quando da independência da Espanha, mas o perdeu em condições suspeitas. No domingo 3 de dezembro mais de 10 milhões de venezuelanos e venezuelanas votaram afirmativamente no Referendo Consultivo para o qual foram convocados.
A chamada Margem Equatorial, área que vem sendo chamada de novo pré-sal brasileiro, já tem rendido bons frutos para a Guiana. O país foi o 1º a descobrir petróleo na região, ainda em 2015, pela norte-americana ExxonMobil.
Contudo, muita gente também desconhece os encantos da Guiana Brasileira — sim, o Brasil tem uma guiana para chamar de sua! Estamos falando do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. Essa região é considerada a guiana brasileira, mas não por ser vizinha da Guiana Francesa.
Sim. Enquanto as forças venezuelanas estão entre as mais bem equipadas da América do Sul, as guianenses têm um pequeno efetivo. A Venezuela é o sexto país que mais investe na área militar no mundo, enquanto a Guiana está apenas na 152ª posição, segundo o The World Factbook, da CIA, a agência de inteligência americana.
Venezuela e Guiana disputam o território do Essequibo, que corresponde por cerca de 75% dos 215 mil km² da Guiana. A área, rica em minérios e pedras preciosas, está sob controle da Guiana desde que o país se tornou independente, em 1966. Antes disso, era dominada pelo Reino Unido, desde meados do século XIX.