A habilidade EF67LP08 consiste em: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.
A iconografia é um método de leitura de imagem cujo objeto de estudo é o tema ou assunto da imagem. E a leitura iconológica é o estudo do significado do objeto. É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.
A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...
Qual o objetivo de trabalhar a leitura de imagens?
A alfabetização visual, através da leitura de imagem tem por objetivo estimular o educando a aprender a ler, interpretar o mundo a sua volta, a posicionar- se criticamente sobre a sua realidade.
O mundo das imagens possui um saber diferente daquele mundo das palavras, a linguagem se apresenta de diferentes formas e é preciso saber interpretá-la. Compreender o mundo por meio da leitura de imagens é um passo interessante para o entendimento real de outros tipos de leituras.
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP03 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
A apreciação das imagens nas escolas vem através das artes visuais ante as quais o aluno é colocado para observar as várias maneiras que as imagens se apresentam e como é feito o contato com cada uma delas, e através delas. Ele pode se expressar.
Resposta:Elas podem ser classificadas como simbólicas, quando as imagens são icônicas ou representam divindades; podem ser epistêmicas, quando trazem informações sobre o mundo e a sociedade; e estéticas, quando a imagem tem apelo estético, belo.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
A leitura da imagem surge como uma proposta didática que visa preparar crianças e jovens para a prática do ver, sendo que quando a imagem é inserida na aula de arte, os alunos aprendem a apreciar uma obra de arte, além de ler e interpretar o seu real significado.
(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. Consideração do contexto de produção, circulação e recepção de textos e atos de linguagem.
A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...
2 0 Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como ...
A habilidade EF15LP10 consiste em: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
A habilidade EF15LP11 consiste em: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
A leitura de imagem é o processo pelo qual se analisa os conteúdos de uma imagem, ou seja, é interpretação da visualidade, sendo assim um ótimo meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor.
O livro de imagens não precisa explicitar todos os sentidos, mas convida, com seus implícitos e suas metáforas visuais, o leitor a pensar, confiando na sua capacidade leitora.
Qual o objetivo de trabalhar leitura de imagens na educação infantil?
Os apoios que a leitura de imagens pode trazer para uma criança são inúmeros, o olhar de uma criança ao ver uma imagem pode refletir em sua vida inteira, em sua realidade cultural em seu conhecimento de mundo dentro e fora do seu cotidiano.