A testosterona atua nas características sexuais, como voz mais grossa e maior quantidade de pelos nos homens, assim como na produção de glóbulos vermelhos.
Essas diferenças na frequência fundamental da voz são em boa parte causadas pelas diferenças musculares induzidas pelos hormônios sexuais. A alta concentração de andrógenos durante a puberdade masculina provoca aumento de 60% no comprimento das pregas vocais masculinas em relação às femininas.
A tireoplastia do tipo III ajuda a tornar a voz mais grave, ela faz um relaxamento na frequência da voz para torná-la mais grossa, enquanto a do tipo IV tem como objetivo tornar a voz mais aguda. Nela, são realizados pontos para esticar as pregas vocais capazes de afinar o som emitido.
A doença associada à voz mais grave é o câncer de laringe. Todos os anos, são diagnosticados cerca de 7,6 mil casos no Brasil, a maioria homens acima dos 55 anos. A doença está associada ao uso contínuo de fumo e álcool.
É possivel sim engrossar a voz, através de terapia fonoaudiologica. Mas antes é necessário avaliar a extensão vocal da pessoa para saber se ainda cabe ser feito de forma saudável ou se ela já está falando no seu tom mais grave sem trazer malefícios. Precisaria de mais detalhes.
O valor do procedimento varia conforme a região. De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Zago, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, onde foram realizadas as cirurgias de Verônica e Valéria, o preço varia entre R$ 5 mil e 10 mil.
A gente começa a ter a liberação do hormônio masculino. Esse hormônio engrossa algumas estruturas do nosso aparelho fonador (que faz com que a gente emita sons e tenha a nossa voz). Com esse engrossamento, essas mudanças nas características desse aparelho fonador, sua voz fica mais grossa.
A mutação ocorre nas meninas entre os 10 e os 15 anos de idade, e nos meninos entre os 11 e os 16 anos de idade. A diferença entre a voz de um menino e de um homem adulto é geralmente uma oitava e a diferença entre a voz de uma menina e de uma mulher adulta, é de aproximadamente uma terça.
O uso de altas doses de testosterona – ou de seus esteroides – para fins de anabolismo ou transmasculino podem mudar a voz, tornando-a mais rouca, independente da via. No entanto, também há uma relação do uso de altas doses de testosterona e tempo dependente.
Testosterona é o hormônio produzido principalmente por homens, mas também por mulheres. Ele atua diretamente em diversas ações do corpo masculino, tais como testículos e próstata, crescimento de pelos, aprofundamento da voz e entre outros.
Mesmo que os homens com vozes grossas tenham níveis de testosterona mais altos, a pesquisa concluiu que os espermatozoides não são tão eficazes na missão de engravidar uma mulher. Além da voz sensual, o perfil costuma ter estrutura física bem máscula.
No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz). As crianças possuem vozes agudas porque as suas cordas vocais são ainda mais curtas.
Com exercícios adequados, é possível tornar sua extensão maior e trazer mais possibilidades para a sua voz. Aqui, iremos dar dicas bem simples. Mas, preferencialmente, procure orientação de um professor de canto, que irá fazer exercícios personalizados para a sua necessidade: Primeiramente, aqueça a voz.
Para conseguir alcançar notas agudas e ampliar seu alcance vocal, o principal é ouvir o seu corpo! Não há necessidade de tensionar as cordas vocais, pois fazendo isso você só arrisca provocar uma fadiga vocal, o que reduzirá suas habilidades vocais em curto prazo, e pode até mesmo machucá-las.
Segundo a literatura, existem algumas pessoas que têm muda vocal incompleta na adolescência. Por esse motivo, pode ser que a voz tenha padrões vocais diferentes dos esperados para a sua faixa etaria. Além disso, existem alterações orgânicas que muitas vezes limitam o tratamento.
Sim, é possível, através de exercícios e de alguns ajustes. Os resultados são muito bons. É muito importante passar por uma avaliação otorrinolaringológica antes de iniciar o tratamento fonoaudiológico.
Por ser um diurético, o álcool aumenta a quantidade de urina escoada e, consequentemente, pode levar à desidratação, o que afeta diretamente as cordas vocais, tornando-as mais suscetíveis a irritações e inflamações.
Por que algumas mulheres tem a voz mais grossa e outras tem a voz mais fina? 🤔 Isso pode ser uma característica natural com a qual elas nasceram, algo que se desenvolveu durante a puberdade ou até mesmo algo que mudou ao longo dos anos (normalmente, em caso de anabolizantes).
Nossas cordas vocais (o termo técnico é “pregas vocais”) são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas.