O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
É verdade que a Igreja Presbiteriana batiza crianças?
3- Manual Presbiteriano – Princípio de Liturgia; Capítulo V; Batismo de Crianças: Art. 11 – Os membros da Igreja Presbiteriana do Brasil devem apresentar seus filhos para o batismo, não havendo negligenciar essa ordenança.
Como funciona o batismo de criança na Igreja evangélica?
O batismo deve ser realizado por imersão
Hoje em dia, algumas religiões realizam batismos por aspersão de água. No entanto, aprendemos com o exemplo de Jesus que o batismo deve ser feito por imersão. Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16).
Qual a idade para criança se batizar na Igreja evangélica?
A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
"Batismo Infantil é Bíblico?" - por Augustus Nicodemus
Quais igrejas evangélicas batizam crianças?
O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
“Igreja Metodista estabelece em seus documentos (Cânones) que 'o Batismo é sinal vivível da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual nos tornamos participantes da comunhão com o Espírito Santo e herdeiros da vida eterna”. (COLÉGIO EPISCOPAL.
A Igreja e os pais impediriam as crianças de receber a graça de serem filhas de Deus, se não administrassem a elas o Batismo pouco depois do nascimento; assim, se entende a necessidade de batizar as crianças o quanto antes.
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
Não existe um texto bíblico que negue o batismo às crianças. Contudo, o conhecido texto de Mc 16,16 é, freqüentemente, citado (fora de seu contexto) para este fim.
Além das Testemunhas de Jeová, os seguidores da Ciência Cristã e os mórmons têm o batismo inválido pela Igreja Católica, pois não possuem a fé na Santíssima Trindade.
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
Já com cerca de 30 anos de idade, Jesus deixa Nazaré e vai até as águas do Rio Jordão. Diante de muitas pessoas, fez-se batizar por João. “Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).
No caso das crianças é o sinal da aliança dos pais com Deus se comprometendo a criar seu filho nos caminhos do Senhor. Tanto o Antigo como o Novo Testamento (NT) nos lembra que a circuncisão da carne deveria ser um sinal externo da verdadeira circuncisão no coração.
A razão teológica pela qual a Igreja batiza crianças é que o Batismo é um renascer para vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato. “Neste renascer da criança participante do Batismo, a graça trabalha em seu coração, como um princípio sobrenatural.
Mas devemos ressaltar que não há motivos para se preocupar. Pois, na verdade não existe uma idade certa para batizar seu pequeno, estima-se que, o batismo é realizado na hora que os papais estiverem preparados para apresentar seu filho à igreja, e a igreja católica não impõe uma idade para isso.
A historiadora Francisca Pires de Almeida acredita que o batismo de crianças já era realizado no território que viria a ser Portugal no século VI, e, apesar de ser difícil precisar quando se deu a generalização da prática, é correto afirmar que no século VIII o batismo já era administrado no primeiro ano de vida do ...
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
Acreditamos que o homem caiu da justiça e, para além da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, é destituído de santidade e inclinado para o mal. Só que um homem nasce de novo, ele não pode ver o Reino de Deus.