Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Adventistas, mórmons, judeus e islâmicos (também conhecidos como muçulmanos) não comem carne de porco, tampouco alimentos que contenham sangue. A explicação do cardiologista Expedito Ferreira, presidente da Associação Beneficente Muçulmana do RN, segue o mesmo conceito das religiões que fazem essa restrição alimentar.
Como surgiu a tradição de não comer carne na Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.
A Bíblia reprova comer carne? - Pr. Marcos Granconato
Qual religião não come carne na sexta-feira?
A prática tem origem nas celebrações da cultura judaica e, atualmente, segue orientações adotadas pela Igreja Católica. Evitar o consumo da carne vermelha e do frango é prática reservada para dois dias desse período: a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa.
Outro texto publicado no portal Vatican News aponta que a Igreja no Brasil propõe o jejum e a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Mas que nesses dias especiais de abstinência, banquetear-se de peixe faz perder o sentido espiritual e penitencial do jejum.
UOL Comportamento: não existem alimentos proibidos para Testemunhas de Jeová Diferentemente do que foi publicado na matéria "Café, carne de vaca e ketchup: 10 religiões e suas restrições alimentares", não existem alimentos proibidos para as Testemunhas de Jeová.
Os Mórmons são conhecidos por não consumirem substâncias aditivas tais como café, chá, álcool ou drogas ilegais, mas frequentemente encontram-se consumindo açúcar da mesma maneira que outras pessoas consomem as substâncias aditivas referidas acima.
Com o objetivo de demonstrar fé e provocar um estado de espírito que favoreça a aproximação com Deus, algumas igrejas indicam jejuns esporádicos de bebidas e alimentos tentadores, como café, chocolate e guloseimas em geral.
– Entre os protestantes, o grupo dos adventistas do sétimo dia também não consome carne suína, nem de peixes sem escamas e frutos do mar (e, nesse caso, camarão não é exceção).
A alimentação Adventista a princípio está embasada na Bíblia no livro de Genesis, onde a alimentação era baseada em frutos, sementes e vegetais, e essa dieta foi alterada permitindo então o consumo de carnes (PORTES, 2017).
A carne de porco é um alimento cujo consumo é condenado no Islamismo, no Judaísmo e entre os adventistas do Sétimo Dia. Para os judeus, a proibição se dá por respeito à Lei de Moisés, no livro Levítico 11, que dispõe sobre que alimentos poderiam e quais não poderiam ser consumidos.
Os mórmons proíbem a poligamia e parlamentares mórmons estão entre os defensores da nova lei, segundo o Daily News. Os mórmons fundamentalistas sustentam a pregação de que o "casamento pluralista" é uma bênção divina. O homem pode ter uma esposa oficial e múltiplas "esposas espirituais".
Assim, Deus ainda Se comunica com a humanidade. Os mórmons creem na Bíblia Sagrada, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Além dela, usam outras escrituras, inclusive o Livro de Mórmon, que serve como outra testemunha do ministério de Cristo e Sua divindade.
Os mórmons podem se casar com pessoas de outras religiões? Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias podem se casar com quem desejarem.
Não acreditam na Divindade de Jesus, nem na do Espírito Santo. Não acreditam na existência de espíritos, nem na existência de algum inferno antes do Juízo Final. Dentre seus costumes peculiares, cita-se que não podem fazer transfusão de sangue, nem doar sangue, ainda que isto custe a vida delas ou de outras pessoas.
Onde está escrito na Bíblia que não pode doar sangue?
(Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida. Esta abstenção de sangue traz como consequência a recusa da transfusão de sangue em procedimentos médicos, que ocasiona um confronto entre a crença e o direito à vida.
O que acontece se testemunha de Jeová recebe sangue?
Com isso, os testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, por defenderem a ideia de que o sangue é divino e a pessoa deverá dar conta de seu sangue. A congregação, segundo Gonçalves (s/d) desassocia o membro que aceitar a transfusão de sangue, manifestando uma atitude impenitente.
Devem se abster de atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo. Então, se você precisa trabalhar neste dia, as atividades não podem impedir o culto”, ressalta Pe.
O peixe é uma alternativa permitida durante o jejum, pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.