Porém não existe Certificado ISO 9000 ou Certificado ISO 14000, por exemplo. A ISO é uma instituição que apenas cria e divulga padrões aceitos sob consenso internacional, não efetuando qualquer tipo de avaliação – esta cabe aos Organismos Certificadores.
A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.
Vale ressaltar que a ISO 14001 e a 45001 tratam dos processos internos da sua organização, e que estão relacionados às questões ambientais, de segurança e de como a sua empresa escolhe usá-los. ISO 14001 e o meio ambiente.
ISO 9004 – Gestão para o sucesso sustentado. Uma das formas de fazer com que sua empresa chegue ao sucesso é por meio da qualidade. Nesse sentido, a ISO 9004 traz três princípios básicos para que isso aconteça: Melhoria contínua; Desenvolvimento de lideranças; Inovação e desenvolvimento tecnológico.
A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
Dessa forma, o principal objetivo desta norma é garantir o cumprimento das diretrizes de auditoria de maneira uniforme, se assegurando que os auditores internos e externos conduzam suas atividades com base em princípios alinhados com as melhores práticas internacionais.
A norma traz ainda diretrizes sobre segurança, desempenho e eficiência energética e pode ser aplicada por qualquer organização, independente de fatores geográficos ou de seus tamanhos, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos.
Sendo assim, a principal diferença entre elas se dá justamente nesse ponto: enquanto a ISO 9001 atua principalmente na qualidade dos processos e operações do negócio, a ISO 14001 atua na garantia da qualidade ambiental.
A norma ISO 45001 especifica os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) e fornece orientações para o seu uso, para possibilitar que as organizações ofereçam locais de trabalho seguros e saudáveis, contribuindo, assim, para a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho, ...
ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade não são tão primordiais ou necessários. Como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes.
Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO. A ABNT NBR ISO 9001 é um conjunto de requisitos que se aplicados de maneira eficaz permite que o desempenho de uma organização melhore continuamente.
A não conformidade é o não atendimento de um requisito interno ou externo, ou seja, qualquer desvio do determinado por força normativa, como a ISO 9001, ou pela própria organização, como definições de produtos e serviços.
A ISO 14001 é aplicável a qualquer organização que deseje melhorar seu desempenho ambiental, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Isso inclui empresas de manufatura, serviços, governos e até organizações sem fins lucrativos.
A ISO 9001 é uma certificação que define diretrizes de gestão da qualidade empresarial. Ela foi criada com o principal objetivo de tornar os processos mais eficientes, ajudando a garantir a qualidade dos produtos e dos serviços que as empresas oferecem.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.
A ISO 14000 é um conjunto de normas que tem como objetivo principal fornecer diretrizes e ferramentas para promover um sistema de gestão ambiental eficaz dentro das organizações. Com isso, viabiliza a padronização de processos e implementação de práticas que levem à melhoria contínua nas organizações.
A certificação ISO 45001 é a norma que define os padrões para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (ou no Trabalho) – SGSSO. Na prática, isto significa investir na segurança e qualidade para quem trabalha junto à empresa.
A ISO 19011 é uma norma internacional que estabelece diretrizes para realização de todos os tipos de auditorias. Isso inclui sistemas de gestão da qualidade, sistemas de gestão ambiental e sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacional.